Favos de resisitências

uma experiência singular de um projeto educativo sobre gênero e história pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21210

Palavras-chave:

Gênero, Violência de gênero, Ensino de História, Memória, História pública

Resumo

As questões de gênero fazem parte do nosso cotidiano, ente elas, a violência de gênero que cresceu exponencialmente na pandemia de Covid-19 em virtude do isolamento social, com milhares de pessoas violentadas anualmente em nosso país. Esse problema social com outros ligados às questões de gênero, ainda permanecem e manifestam-se no ambiente escolar como uma expressão da esfera macrossocial, tal qual também é produzida por ela. A partir dessas questões norteadoras, realizamos a presente pesquisa, a fim de produzir conhecimento histórico-educacional pela via da autoridade compartilhada a respeito da temática de gênero com estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Médio, pertencentes à uma escola pública do município de Campo Mourão, no Paraná. Partimos das experiências estudantis como potencializadoras para a construção das narrativas e debate em grupo em uma metodologia de oficinas com práticas de rememoração benjaminiana.

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Biografia do Autor

Drieli Fassioli Bortolo, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação – Universidade Estadual de Maringá

Cyntia Simioni França, UNESPAR

Docente do Programa de Mestrado em História Pública e ProfHistória - UNESPAR

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

BORTOLO, Drieli Fassioli; FRANÇA, Cyntia Simioni. Favos de resisitências: uma experiência singular de um projeto educativo sobre gênero e história pública. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 116–138, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21210. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21210. Acesso em: 21 dez. 2024.