Das margens à submersão: aspectos educacionais de Nova Iorque - MA (1938-1968)

Authors

Keywords:

história da educação, Nova Iorque-MA, Aspectos educacionais

Abstract

Elegeu-se como objetivo desse texto identificar os aspectos educacionais na cidade de Nova Iorque-MA no período de 1938 a 1968 fundamentado nos preceitos epistemológicos da história cultural por possibilitar a inserção de novos sujeitos, objetos e fontes no fazer historiográfico. Utilizou-se como aporte teórico Chartier (1990), Certeau (2011), Faria Filho (2007) dentre outros. Utilizou-se a pesquisa documental articulada ao método da história oral para apreender os aspectos educacionais traduzindo-os em uma escrita. A este respeito constatou-se que a população da cidade de Nova Iorque se configurava predominantemente rural, logo a maioria das escolas mapeadas se localizavam na zona rural, bem como evidenciou-se que a escolarização dos indivíduos a princípio não se fazia necessário, uma vez que o processo de socialização independia do modelo escolar de socialização, no entanto, tal realidade começa a ser modificado por volta da década de 1940  em que  há o desejo de continuação dos estudos por parte dos moradores da cidade para elevação de status social.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

João Antonio de Sousa Lira, USP e Rede Municipal de Ensino de Nova Iorque-MA

Mestrado em Educação - Universidade Federal do Maranhão

References

ALBERTI, Verena,. Indivíduo e biografia na história oral. Rio de Janeiro: CPDOC, 2000.

BURKE, P. (Org.). A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CAMARANO, Ana Amélia; ABRAMOVAY, Ricardo. Êxodo Rural, Envelhecimento e Masculinização no Brasil: Panorama dos últimos 50 anos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro, 1999.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 3.ed- Rio de Janeiro: Forense, 2011.

COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DA BOA ESPERANÇA. Relatório deAtividades/1963. Companhia Hidro Elétrica da Boa Esperança – COHEBE: Recife, 1964.

COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DA BOA ESPERANÇA. Plano de Trabalho da Comissão de Desenvolvimento dos Municípios da Área de Boa Esperança – DEMABE. Boa Esperança – COHEBE: Recife, 1967.

COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DA BOA ESPERANÇA. Relatório do Planejamento Físico da Cidade de Nova Iorque. Companhia Hidro Elétrica da Boa Esperança – COHEBE: Recife, 1968.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Difel, 1990.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (org.) 500 anos de educação no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LE GOFF, J. A História Nova. Trad. Eduardo Brandão. 2ª ed.São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como fazer. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

MOTTA, Diomar das Graças; MACHADO, Raimunda Nonata da Silva. O Maranhão e a reconstrução educacional (1952 – 1964). In: ARAÚJO, Marta Maria de; BRZEZINSKI, Iria (Org.).Anísio Teixeira na Direção do Inep: Programa para a Reconstrução da Nação Brasileira (1952-1964). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da Educação e Fontes. In: GONDRA, José Gonçalves (Org.) Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 17-62.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: autêntica, 2012.

PINHEIRO, Vicência Rozilda Gomes. Entre desejos e Receios: Barragem do Bezerro Entre Memória e Urbanização na cidade de José de Freitas – PI (1992-2002). 191 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil). Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2013.

SAVIANI, Demerval. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2004.

SILVA, Diana Rocha da. A Institucionalização dos Grupos Escolares no Maranhão (1903-1920). São Luís: EDUFMA, 2015.

SCHUELER, Alexandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo, vol. 13, núm. 26, 2009, p. 32-55 Disponível em :<http://wqww.redalyc.org/articulo.oa?id=167013400003>. Acesso em 26 de março de 2022.

THERRIEN, Jacques. A “professora” leiga e o saber social. In: GARCIA, Walter; THERRIEN, Jacques; NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. Professor Leigo: institucionalizar ou erradicar? São Paulo: Cortez, (Cadernos SENEB 3), 1991.

Published

2023-09-29

How to Cite

LIRA, João Antonio de Sousa. Das margens à submersão: aspectos educacionais de Nova Iorque - MA (1938-1968). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 144–161, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/18189. Acesso em: 22 dec. 2024.