Das margens à submersão: aspectos educacionais de Nova Iorque - MA (1938-1968)

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Mots-clés :

história da educação, Nova Iorque-MA, Aspectos educacionais

Résumé

Elegeu-se como objetivo desse texto identificar os aspectos educacionais na cidade de Nova Iorque-MA no período de 1938 a 1968 fundamentado nos preceitos epistemológicos da história cultural por possibilitar a inserção de novos sujeitos, objetos e fontes no fazer historiográfico. Utilizou-se como aporte teórico Chartier (1990), Certeau (2011), Faria Filho (2007) dentre outros. Utilizou-se a pesquisa documental articulada ao método da história oral para apreender os aspectos educacionais traduzindo-os em uma escrita. A este respeito constatou-se que a população da cidade de Nova Iorque se configurava predominantemente rural, logo a maioria das escolas mapeadas se localizavam na zona rural, bem como evidenciou-se que a escolarização dos indivíduos a princípio não se fazia necessário, uma vez que o processo de socialização independia do modelo escolar de socialização, no entanto, tal realidade começa a ser modificado por volta da década de 1940  em que  há o desejo de continuação dos estudos por parte dos moradores da cidade para elevação de status social.

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Biographie de l'auteur

João Antonio de Sousa Lira, USP e Rede Municipal de Ensino de Nova Iorque-MA

Mestrado em Educação - Universidade Federal do Maranhão

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Publiée

2023-09-29

Comment citer

LIRA, João Antonio de Sousa. Das margens à submersão: aspectos educacionais de Nova Iorque - MA (1938-1968). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 144–161, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/18189. Acesso em: 27 sept. 2024.