Das margens à submersão: aspectos educacionais de Nova Iorque - MA (1938-1968)
Palavras-chave:
história da educação, Nova Iorque-MA, Aspectos educacionaisResumo
Elegeu-se como objetivo desse texto identificar os aspectos educacionais na cidade de Nova Iorque-MA no período de 1938 a 1968 fundamentado nos preceitos epistemológicos da história cultural por possibilitar a inserção de novos sujeitos, objetos e fontes no fazer historiográfico. Utilizou-se como aporte teórico Chartier (1990), Certeau (2011), Faria Filho (2007) dentre outros. Utilizou-se a pesquisa documental articulada ao método da história oral para apreender os aspectos educacionais traduzindo-os em uma escrita. A este respeito constatou-se que a população da cidade de Nova Iorque se configurava predominantemente rural, logo a maioria das escolas mapeadas se localizavam na zona rural, bem como evidenciou-se que a escolarização dos indivíduos a princípio não se fazia necessário, uma vez que o processo de socialização independia do modelo escolar de socialização, no entanto, tal realidade começa a ser modificado por volta da década de 1940 em que há o desejo de continuação dos estudos por parte dos moradores da cidade para elevação de status social.
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