A “CATÁBASE” DE ATREU EM TIESTES, DE SÊNECA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v7i18.15983Resumo
Além de propor uma introdução à tragédia Tiestes, de Sêneca, apresentando elementos de sua invenção, disposição e elocução, este artigo analisa as representações do horrendo, especialmente a descrição do bosque sombrio no qual Atreu, rei de Micenas, imola os filhos de seu irmão, Tiestes, para preparar um banquete nefasto. O poeta recorreu a descrições dos infernos para inventar esse locus horrendus, palco de ações monstruosas que contrariam os princípios do estoicismo. Na condição de filho de Pélope e Hipodâmia, neto de Tântalo, irmão de Tiestes, pai de Agamêmnon e Menelau, Atreu se encontra atado ao ciclo trágico dos Tantálidas, casta maldita. Desde o século V a. C., Sófocles, Eurípedes e outros tragediógrafos encenaram seu infausto destino. Muitos poemas, especialmente os gregos, estão incompletos ou foram perdidos. O de Sêneca é a única versão integral.
Palavras-chave: Sêneca. Tiestes. Locus horrendus. Catábase
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.