TEATRO BILÍNGUE DE ELIE STÉPHENSON - PALAVRAS INICIAIS SOBRE LA NOUVELLE LEGENDE DE D’CHIMBO (1996) E MASSAK (1996)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i22.19453Resumo
O presente texto é uma introdução às peças Nouvelles Légende de D’Chimbo e Massak, ambas de autoria de Elie Stéphenson (1996). É defendido que ambas as peças são resultados de uma recuperação da memória coletiva da história do negro guianense. Para isso, faz-se um histórico do status de engajamento do autor das peças, em especial, do grupo Nèg Marrons; em seguida, contextualiza-se o mito das raças desde sua criação às repercussões no departamento francês, em particular, quanto ao esquecimento dos revolucionários negros; e, em fim, é feita uma genealogia das transformações do personagem D’Chimbo na literatura da Guiana Francesa. Em suma, o texto é um guia para melhor compreensão da leitura das duas peças guianenses.
Palavras-chaves: D’Chimbo, Elie Stéphenson, Guiana Francesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.