INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE DANÇA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i22.19461Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a inclusão das pessoas com deficiência, que teve como objetivo identificar os processos de inclusão das PcD em 8 (oito) grupos tradicionais de dança no Semiárido Brasileiro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os líderes de grupos. Estes, por sua vez, foram: Roda de São Gonçalo e Congos (Juazeiro/BA), Marujada e Roda de São Gonçalo (Curaçá/BA), Samba de Véio e Xirê dos Orixás (Petrolina/PE), Reisado do Lambedor e Xaxado (Lagoa Grande/PE), com foco no conhecimento e inclusão nas manifestações culturais que envolvem a dança. Para tratar os dados, adotamos a Análise de Conteúdo, utilizando-se do software ATLAS.ti, que permite a apreciação qualitativa e quantitativa das informações. Os resultados evidenciaram alguns aspectos sobre as características do líder, o modo como agregam novos membros, a presença de pessoas com deficiência visual, auditiva e/ou física/cadeirante nos grupos, além das possibilidades e restrições de participação de PcD nas diversas manifestações culturais.
Palavras-chave: inclusão em dança, manifestação cultural, análise de conteúdo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.