SUJEITO LEITOR E SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROGRAMA DO DIPLOMA INTERNACIONAL (IB – INTERNATIONAL BACCALAUREATTE)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21925Palavras-chave:
leitura subjetiva, ensino de literatura, dimensão subjetivaResumo
Tendo em vista as mudanças nos paradigmas relacionados ao ensino de Literatura, nos quais subjaz a noção de leitura literária, cujo foco recai não no leitor especialista, mas sobretudo nos leitores reais, empíricos, objetivamos neste trabalho lançar um olhar reflexivo (e analítico) acerca da dimensão subjetiva a partir de práticas de leitura literária realizadas com alunos do curso de Literatura (nível higher level e standard level) do programa do Diploma Internacional (IB – International Baccalaureatte). O percurso metodológico teve como base a coleta de dados por meio de: questionários, rodas de leitura e discussões das obras. A leitura literária, neste caso, realizada em condições propícias, possibilitou reflexões acerca da alteridade e da identidade evidenciando um trabalho de apropriação singular.
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