SUJEITO LEITOR E SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA

EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROGRAMA DO DIPLOMA INTERNACIONAL (IB – INTERNATIONAL BACCALAUREATTE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21925

Palavras-chave:

leitura subjetiva, ensino de literatura, dimensão subjetiva

Resumo

Tendo em vista as mudanças nos paradigmas relacionados ao ensino de Literatura, nos quais subjaz a noção de leitura literária, cujo foco recai não no leitor especialista, mas sobretudo nos leitores reais, empíricos, objetivamos neste trabalho lançar um olhar reflexivo (e analítico) acerca da dimensão subjetiva a partir de práticas de leitura literária realizadas com alunos do curso de Literatura (nível higher level  e standard level) do programa do Diploma Internacional (IB – International Baccalaureatte). O percurso metodológico teve como base a coleta de dados por meio de: questionários, rodas de leitura e discussões das obras. A leitura literária, neste caso, realizada em condições propícias, possibilitou reflexões acerca da alteridade e da identidade evidenciando um trabalho de apropriação singular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Oliveira Campanholo, Universidade de São Paulo

Possui mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2008). Realiza pesquisa de doutorado, iniciada em 2º sem/2021, na área de Linguagem e Psicologia da Faculdade de Educação da USP, especificamente em torno da didática da literatura.

Neide Luzia de Rezende, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação na Faculdade de Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, ensino de literatura, leitura literária, leitura e formação do professor. Integra o GT Literatura e Ensino da ANPOLL.

Referências

Barthes, Roland. S/Z. Paris: Seuil, n. 70, 1970, p. 18.

Belmiro, C. A.& Maciel, F. I. P.& Baptista, M. C.&Martins, A. A. (Org.). Onde está a literatura? Seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

Brasil, Base Nacional comum curricular (BNCC). Acessado em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.

Cosson, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Paradigmas para o ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

______. Círculos de leitura e letramento literário, 2014.

Dalvi, Maria Amélia & Rezende, Neide Luzia; Faleiros, Rita Jover (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

Enriquez, Eugène. Da horda ao estado: psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

Fish, Stanley. Interpreting the variorum. In: Is there a text in this class? Massachusetts: Harvard, 1980.

Freud, Sigmund. O mal-estar na cultura. In: ______. Obras completas. São Paulo: Imago, 1974. v.21.

Iser, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1 e 2.

Jauss, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

Jouve, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas”. In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

Ministério da Educação e cultura/ SEB. Orientações curriculares nacionais (ensino médio). Literatura. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília, 2006.

Oliveira, Gabriela Rodella de. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

______. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

Osakabe, H. & Frederico, E. Y. Literatura. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/ SEB/ DPPEM, 2004.

Pinheiro, Marta Passos. Letramento literário: um estudo de práticas de leitura literária na formação da comunidade de leitores. Tese – Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

Rezende, Neide Luzia de & Dalvi, Maria Amélia. Ensino de literatura: o que dizem as dissertações e teses recentes (2001 – 2010). Revista Língua, Linguística e Literatura do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), v. 8, n.2, 2007 Acessado em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10715/7067.

Rezende, Neide Luzia. “Apresentação ao leitor brasileiro”. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia. (Org.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013a.

______. “O ensino de literatura e a leitura literária”. In: Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013b.

Ricouer, Paul. O si-mesmo como outro. São Pauo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

Rouxel, Annie. “A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: uma reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade.” In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

______. “Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?” In: Cadernos de Pesquisa, v. 42, nº 145, jan/abr 2012, p. 272-283.

Todorov, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Zilberman, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

______. Fim dos livros, fim dos leitores? São Paulo: Senac, 2001.

______. Recepção e leitura no horizonte da literatura. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000100006. Acesso em: 02 Nov. 2016.

Downloads

Publicado

2025-01-04

Como Citar

Campanholo, P. de O., & Rezende, N. L. de. (2025). SUJEITO LEITOR E SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROGRAMA DO DIPLOMA INTERNACIONAL (IB – INTERNATIONAL BACCALAUREATTE) . Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 1–12. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21925