ANTICABOCLISMO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i03.4770Resumo
O presente verbete trata dos discursos e posturas de teor discriminatório ou estenotipado em relação às populações que tradicionalmente habitam as regiões de várzea na bacia amazônica. Conhecidos como caboclos ou ribeirinhos, estes grupos de matriz cultural indígena resultam das tentativas históricas de integrar os índios ao projeto colonial e nacional. As primeiras etnografias os associaram a uma vida de subsistência e endogamia em comunidades rurais isoladas. Movimentos reivindicativos e produções acadêmicas recentes tendem a afirmar sua condição étnica específica enquanto povos indígenas, questionando o enquadramento em uma macrocategoria etnocultural “mestiça”. Ao mesmo tempo, percebe-se a revalorização do folclore caboclo como referencial importante para a identidade regional.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.