A HERANÇA JESUÍTA RESSIGNIFICADA NO GRANDE PROJETO DA ILUSTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i6.5948Resumo
Como temos notícia, muitos dos filósofos da ilustração estudaram em colégios jesuítas, são herdeiros de uma formação intelectual inaciana. Os enciclopedistas não apenas refutaram as lições do ex-professores, mas procuram ressignificá-las no grande projeto da ilustração. Em outras palavras, não houve apenas uma ruptura com o passado e sua tradição, mas, em certos aspectos, uma continuidade das ideias jesuítas adaptadas às transformações que ocorreram no contexto social e político da França do século XVIII. Se no passado os jesuítas se declararam inimigos
dos filósofos da ilustração, hoje o Papa Francisco parece ter conciliado antigos adversários pois tem defendido, em seus discursos, um “jesuitismo mais iluminado”, recuperando muitas das ideias defendidas pelos filósofos da ilustração, um discurso mais em sintonia com as expectativas dos fiéis do mundo contemporâneo.
Palavras-chave: Jesuitismo-Herança; Ilustração; Discurso; Papa Francisco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.