O ENSINO DE FRANCÊS EM MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX: PERCURSOS DE UMA OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA OU MANEIRAS DE SE FAZER A HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR

Autores

  • Rita Cristina Lima Lages Universidade Federal de Ouro Preto.

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7238

Resumo

O objetivo com este trabalho é apresentar o percurso da operação historiográfica
empreendida para produzir a história do ensino da língua francesa em Minas
Gerais no século XIX, baseando-se, para isso, nos pressupostos de Michel de Certeau (2006). Nesse sentido, procura-se destacar o processo de configuração do
objeto de pesquisa a partir da seleção de documentos, das combinações feitas, da
construção dos mapas mentais, que se tornaram viáveis por meio de leituras prévias das teorias do campo. E, naturalmente, como esse processo culminou na produção da narrativa.

Palavras-chave: Língua Francesa. Minas Gerais. Século XIX

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Biografia do Autor

Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto.

Rita Cristina Lima Lages é Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro
Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado
sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em
Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia.
Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, Orientação de Estágio Curricular/Formação de Professores, Gestão Escolar, Educação a Distância. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino de Línguas no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História do Currículo e das disciplinas escolares, História da Educação.

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

Lages, R. C. L. (2017). O ENSINO DE FRANCÊS EM MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX: PERCURSOS DE UMA OPERAÇÃO HISTORIOGRÁFICA OU MANEIRAS DE SE FAZER A HISTÓRIA DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR. Revista De Estudos De Cultura, (8), 21–32. https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7238