A INSTITUCIONALIZAÇAO DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA INSTRUÇÃO COMERCIAL DO BRASIL (1905-1931)

Autores

  • Anselmo Guimarães Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7243

Resumo

Este artigo reflete sobre a institucionalização do ensino da língua espanhola no
Brasil, mediante a sua inserção nos currículos dos estabelecimentos de instrução
comercial. Para tanto, fizemos uma análise da legislação educacional, de relatórios
oficiais e de textos publicados em periódicos da época, entre 1905 e 1931. O recorte foi escolhido tendo em vista o Decreto n. 1.339, de 9 de janeiro de 1905, pelo qual a língua espanhola entrou pela primeira vez nos currículos formais brasileiros, e o Decreto n. 20.158, de 30 de junho de 1931, que (re)organizou o ensino comercial e suprimiu o ensino da língua espanhola dos seus currículos. Seu objetivo é identificar e analisar as finalidades políticas, pedagógicas e culturais do seu ensino em âmbito comercial.

Palavras-chave: Ensino de línguas. Instrução comercial. Língua espanhola

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Biografia do Autor

Anselmo Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Anselmo Guimarães é Mestre e doutorando em Educação pela
Universidade Federal de Sergipe. Membro dos Grupos de Pesquisa NECUFS e GREPHES da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

Guimarães, A. (2017). A INSTITUCIONALIZAÇAO DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA INSTRUÇÃO COMERCIAL DO BRASIL (1905-1931). Revista De Estudos De Cultura, (8), 81–94. https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7243