EXPANSION AND INTERNALIZATION OF THE OPEN UNIVERSITY OF BRAZIL: THE SCENARIO OF SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.10430Palavras-chave:
Open University of Brazil, Expansion, Internalization.Resumo
This research aims to map the advances of the Open University of Brazil (UAB) in Sergipe in relation to the expansion and internalization of the graduation courses offered, in order to highlight the impact of the public policy promoted by the federal government that seeks to expand and internalize the courses offering and higher education programs, through e-learning. To do so, we performed quantitative research using basic statistics techniques to describe the percentage, mean and standard deviation. The results indicate that the innumerable obstacles to public policy and the lack of recognition of the profession are obstacles to the valuation of the teacher, issues that directly affect the demand of individuals for graduation courses in the country.
Downloads
Referências
ALONSO, Kátia Morosov. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1319-35, out./dez. 2010.
BRASIL. Decreto n.º 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato 2004 2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 14 set. 2014.
BRASIL. Decreto n.º 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D 9057.htm>. Acesso em: 14 jun. 2017.
CAPES. Histórico. 2016. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/component/content/article ?id=7838>. Acesso em: 14 jul. 2018.
CAPES. UAB. 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao /perguntas-frequentes/educacao-a-distancia-uab/4144-o-que-e>. Acesso em: 14 jul. 2018.
DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, out.- dez. 2010.
DIAS SOBRINHO, José. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2017.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, SP. v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2017.
MEC. 2010. O que é o Reuni. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2016.
MEC. Universidade Aberta do Brasil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/uab>. Acesso em: 12 jul. 2018.
MITCHELL, Clyde J. A questão da quantificação na Antropologia Social. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (Org.). Antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987. p. 77-126.
SEPLAG. Sergipe em dados 2009. Disponível em: <http://seplag.se.gov.br/wp content/ uploads/2016/06/sergipe_em_dados_2009.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2017.
SERGIPE. Resolução n.º 49, de 20 de novembro de 2006. Aprova a criação do Centro de Educação Superior a Distância a partir da transformação do Centro Editorial e Audiovisual e dá outras providências.
SERGIPE. Edital n.º 001/2016/Prograd/Cesad. Disponível em: <http://presencial.ufs.br/uplo ads/content_attach/path/12093/252ncia_de_Polo_2016.pdf>. Acesso em: 16 set. 2016.
SERGIPE. Resolução n.º 03/2016/CONEPE. In. Atos da Reitoria n. 393, 2016. Disponível em: <https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/13/atos_da_reitoria_393.pdf>. Acesso em: 17 set. 2016.
SOBRAL, Maria Neide. Práticas pedagógicas de matemática em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) Revista Eletrônica, 2010, p. 35-58. Disponível em: <https://seer.ufs.br /index.php/edapeci/article/view/576> Acesso em: 17 ago. 2016.
SOUSA, Ana Paula R. de; COIMBRA, Leonardo José Pinho. A “democratização” do ensino superior em tempos neoliberais: uma análise do processo de expansão das universidades federais pela via da interiorização. In. X Seminário Nacional do HISTEDBR, Campinas, SP, 2016. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/1002-2860-1-pb.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2017.
SOUZA JÚNIOR, Carlos Menezes de. EAD pública e democrática: realidade, tensões e esperanças. Aracaju: IFS, 2016. Disponível em: <http://www.ifs.edu.br/propex/images/ Imagens/Livros/EAD _P%C3%BAblica_digital-ebook.pdf>. Acesso em: 05 out. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.