Desdobramentos nas políticas de valorização docente e público-privadas após a reforma do estado

Autores

  • Deise Maíra Silveira Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Berta Leni Costa Cardoso Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13197

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Reforma do Estado. Valorização docente.

Resumo

O texto tem o propósito de discutir sobre o papel desempenhado pelo Estado a partir da reforma de 1990 e as implicações na educação. Diante da reforma foram realizadas mudanças como a descentralização das funções que eram exclusivas do Estado, uma transição do Estado de bem-estar para o Estado mínimo e aprovações de leis que proporcionam as parcerias público-privadas podendo contribuir para a entrada expressiva das ideologias capitalistas na educação pública, essas parcerias são peculiares das políticas neoliberais originarias do sistema capitalista. Nesse contexto, a classe docente sentiu consequências como a desvalorização da profissão mesmo ocorrendo nos últimos anos implementações de políticas educacionais que abordam a valorização docente. No entanto, essas políticas não estão conseguindo resultados totalmente satisfatórios por não concretizar o que é determinado, desta forma, medidas como a colaboração entre União, estados e municípios são necessárias para efetivação das políticas.

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Biografia do Autor

Deise Maíra Silveira Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XII). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/ CNPq), do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE/CNPq e pesquisadora da Linha de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física e Saúde (LEPEAF).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1209-887X

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia, Guanambi, Bahia, Brasil.

Doutora e mestra em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq) e pesquisadora da Linha de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física e Saúde (LEPEAF).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7697-0423

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Silveira Moreira, D. M. ., & Costa Cardoso, B. L. (2020). Desdobramentos nas políticas de valorização docente e público-privadas após a reforma do estado. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–17. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13197

Edição

Seção

Publicação Contínua