Deporte escolar: lo médico, la ruptura con el conocimiento científico y su estrategia como parte del dispositivo de bio-poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13218

Resumo

A pedagogia definiu que, através do currículo, o problema da transmissão cultural pode ser resolvido, pois pode garantir a transferência do que é valioso para uma determinada cultura de uma geração para outra. Com base nessa afirmação, este trabalho busca que, como apontou Raumar Rodríguez Giménez (2012), o leitor possa identificar alguns dos elementos característicos que colaboraram para configurar um campo específico de conhecimento para a educação e o ensino do corpo, explorar as diferenças e especificidades envolvidas em sua análise; investigando também, no efeito do discurso científico, sobre o conjunto de conceitos, prescrições e práticas que constituem a educação do corpo, na perspectiva com a qual o esporte escolar é abordado, que ainda faz parte de uma biopolítica e da biopoder que caracterizou o conhecimento pedagógico e a modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germán Hours, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata

Porfesor en Educación Física (UNLP). Magister en Deporte (UNLP). Profesor Jefe de Trabajos Prácticos de la Cátedra Educación Física 1 del Profesorado y Licenciatura en Educación Física, de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Profesor de Metdología de la Investigación de la Licenciatura en Producción y Realización de Medios Audivisuales, Universidad Abierta Iberoamericana (UAI), Ciudad de Buenos Aires, Argentina. Docente/investigador categoría V correspondiente al Plan de Incentivos a la Investigación de la Nación Argentina, Secretaria de Políticas Universitarias, Presidencia de la Nación. Docente de posgrado en la UNLP. Integrante del Comité Asesor de la Especialización en Recreación y Deportes Alternativos (UNLP). Coordinador del Grupo de Estudios sobre Enseñanza Deportiva (GEED), AEIEF-FAHCE-IDHICS-CONICET

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Hours, G. (2020). Deporte escolar: lo médico, la ruptura con el conocimiento científico y su estrategia como parte del dispositivo de bio-poder. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–19. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13218

Edição

Seção

Publicação Contínua