Deporte escolar: lo médico, la ruptura con el conocimiento científico y su estrategia como parte del dispositivo de bio-poder
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13218Resumo
A pedagogia definiu que, através do currículo, o problema da transmissão cultural pode ser resolvido, pois pode garantir a transferência do que é valioso para uma determinada cultura de uma geração para outra. Com base nessa afirmação, este trabalho busca que, como apontou Raumar Rodríguez Giménez (2012), o leitor possa identificar alguns dos elementos característicos que colaboraram para configurar um campo específico de conhecimento para a educação e o ensino do corpo, explorar as diferenças e especificidades envolvidas em sua análise; investigando também, no efeito do discurso científico, sobre o conjunto de conceitos, prescrições e práticas que constituem a educação do corpo, na perspectiva com a qual o esporte escolar é abordado, que ainda faz parte de uma biopolítica e da biopoder que caracterizou o conhecimento pedagógico e a modernidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.