17 anos das políticas de cotas: Um balanço dos desempenhos acadêmicos nas Universidades Federais

Autores

  • Daniel Calbino UniversidUniversidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, Minas Gerais, Brasil.
  • Wescley Silva Xavier Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
  • Geruza de Fátima Tomé Sabino Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13235

Palavras-chave:

Ação Afirmativa. Universidades Federais. Avaliação de Desempenho.

Resumo

O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos cotistas, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se mensurá-los sobre três dimensões: (i) índices de rendimento acadêmico; (ii) percentual de diplomação; e (ii) taxa de evasão. Os resultados indicam que na maioria dos estudos não houve significativas diferenças de desempenho entre os estudantes, as taxas de evasão foram menores entre os cotistas, a despeito da falta de dados sobre a taxa de diplomação. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições federais.

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Biografia do Autor

Daniel Calbino, UniversidUniversidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Pós-doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2019). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2018). Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João del Rei (2008). Atualmente é professor Adjunto-II da Universidade Federal de São João del Rei-Campus Sete Lagoas e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED-UFVJM).

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8260-6126

Wescley Silva Xavier, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Doutor e Mestre em Administração pela UFMG. Atualmente é docente Adjunto do Programa de Mestrado em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3524-3566

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Docente do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003) e graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Marília - FEESR (1998). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Computação, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2247-0869

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

Calbino, D., Xavier, W. S., & Sabino, G. de F. T. (2020). 17 anos das políticas de cotas: Um balanço dos desempenhos acadêmicos nas Universidades Federais . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13235

Edição

Seção

Publicação Contínua