17 anos das políticas de cotas: Um balanço dos desempenhos acadêmicos nas Universidades Federais
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13235Palavras-chave:
Ação Afirmativa. Universidades Federais. Avaliação de Desempenho.Resumo
O trabalho propôs sistematizar as pesquisas que avaliaram o desempenho dos cotistas, ao longo dos dezessete anos de políticas afirmativas no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, buscou-se mensurá-los sobre três dimensões: (i) índices de rendimento acadêmico; (ii) percentual de diplomação; e (ii) taxa de evasão. Os resultados indicam que na maioria dos estudos não houve significativas diferenças de desempenho entre os estudantes, as taxas de evasão foram menores entre os cotistas, a despeito da falta de dados sobre a taxa de diplomação. Conclui-se que os dados derrubam o mito de que a qualidade da educação seria pior com as cotas, apesar da relevância do contínuo monitoramento destes resultados, uma vez que, ainda são escassos os enfoques na realidade das instituições federais.
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