Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa

Autores

  • Nilma Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Edmilson Menezes Santos Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13274

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa sobre contribuições da Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, para a investigação qualitativa em prática educativa. Inicialmente apresenta fundamentos husserlianos presentes na fenomenologia shutziana. Em seguida, a aplicação metodológica da fenomenologia sociológica, em pesquisas sobre prática educativa e as seguintes contribuições: a) apreensão da prática educativa como objeto da consciência, o que significa apreendê-la na sua dimensão subjetiva; b) reflexão sobre o papel do pesquisador e do pesquisado na relação de pesquisa, tomando o campo empírico como campo de problematização; c) refinamento de instrumentos de produção e análise de dados; d) potencialização da pesquisa como processo.

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Biografia do Autor

Nilma Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutora em educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na mesma universidade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0610-8237

Edmilson Menezes Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutor em Filosofia pela UNICAMP, Doutor em Filosofia pela UNICAMP; Professor da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7173-6208

Publicado

2020-03-23

Como Citar

Crusoé, N. C., & Santos, E. M. (2020). Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–16. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13274

Edição

Seção

Publicação Contínua