Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional

Autores

  • Cláudia Santana Santos Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Rosana Carla Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13304

Resumo

Este artigo objetiva compreender como as múltiplas funções sociais do professor moldam seu exercício profissional. Para tanto, utiliza os construtos da teoria sociológica de Norbert Elias, que parte de sua teoria figuracional, refletindo como as cadeias de interdependências apresentam-se nos contextos escolares com grupos funcionalmente dependentes. Trata-se de um trabalho reflexivo, de base bibliográfica, tendo o alicerce os escritos de Nobert Elias, destacando o Processo Civilizador, A solidão dos moribundos, e A sociedade dos indivíduos, de Norbert Elias, além de artigos e trabalhos publicados que voltem-se ao estudo do autor.  A proposta foi uma reflexão sobre a formação do professor, que antes de assumir a função de docente tem sua ação configurada por uma ideologia social e pessoal. Portanto, a análise das teias de interdependência e das configurações pode dar visibilidade as problemáticas presentes na função do professor e contribuir para que a teia social se equilibre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Mestre em Educação, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fonoaudióloga Clínica; Grupo de Pesquisa: A Construção da linguagem, patologias e a prática clínica.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3578-7961

Rosana Carla Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil; Grupo de Pesquisa: A Construção da linguagem, patologias e a prática clínica.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6592-0164

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Santos, C. S., & Givigi, R. C. N. (2020). Contribuições das funções sociais do professor na construção do ser profissional . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–17. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13304

Edição

Seção

Publicação Contínua