Educação socioemocional: caminhos para inspirar estudos, pesquisas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729Palavras-chave:
Habilidades socioemocionais, Educação emocional, AutoconhecimentoResumo
Este artigo apresenta os achados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo geral identificar habilidades socioemocionais propostas por diferentes teóricos da área. Mais especificamente, se propõe a: classificar as habilidades socioemocionais por domínios de competências; detalhar as habilidades relacionadas à competência do autoconhecimento, com foco na dimensão emocional; propor um plano de aula voltado para o autoconhecimento. Dentre os achados, é ressaltado que: o detalhamento das habilidades socioemocionais por competências pode contribuir para orientar atividades pedagógicas, oferecendo embasamento científico para o(a) educador(a); o aprofundamento teórico sobre o fenômeno emocional mostra-se essencial para a compreensão do autoconhecimento; a criação de sequências pedagógicas coerentes e consistentes com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais requer o exercício da transposição da teoria para planejamento da prática, respeitando as singularidades de cada educador(a), estimulando-o(a) a adequar as atividades à sua realidade escolar.
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