Educação socioemocional: caminhos para inspirar estudos, pesquisas e práticas

Autores

  • Eugenia de Paula Benício Cordeiro Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, Recife, PE, Brazil.
  • Morgana Marcelly Costa Marques Universidade Federal de Pernambuco,Recife, PE,Brasil
  • Mayara Thayana Neves Costa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729

Palavras-chave:

Habilidades socioemocionais, Educação emocional, Autoconhecimento

Resumo

Este artigo apresenta os achados de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo geral identificar habilidades socioemocionais propostas por diferentes teóricos da área. Mais especificamente, se propõe a: classificar as habilidades socioemocionais por domínios de competências; detalhar as habilidades relacionadas à competência do autoconhecimento, com foco na dimensão emocional; propor um plano de aula voltado para o autoconhecimento. Dentre os achados, é ressaltado que: o detalhamento das habilidades socioemocionais por competências pode contribuir para orientar atividades pedagógicas, oferecendo embasamento científico para o(a) educador(a); o aprofundamento teórico sobre o fenômeno emocional mostra-se essencial para a compreensão do autoconhecimento; a criação de sequências pedagógicas coerentes e consistentes com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais requer o exercício da transposição da teoria para planejamento da prática, respeitando as singularidades de cada educador(a), estimulando-o(a) a adequar as atividades à sua realidade escolar.

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Biografia do Autor

Eugenia de Paula Benício Cordeiro, Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, Recife, PE, Brazil.

Eugênia de Paula Benício Cordeiro

Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco-Campus Recife,  PE, Brasil, com mestrado (2004) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Socioemocionais e de Valores na Educação (CNPq/IFPE). ORCID < https://orcid.org/0000-0002-8407-5418> E-mail: epaulabenicio@gmail.com.

Morgana Marcelly Costa Marques, Universidade Federal de Pernambuco,Recife, PE,Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Socio-emocionais e de Valores na Educação (CNPQ/IFPE). Especialista em Gestão Pública para o Desenvolvimento Universitário (UFPE, 2010). Graduada em Turismo (UFPE, 2004). Servidora da Universidade Federal de Pernambuco desde 2004. ORCID < https://orcid.org/0000-0003-1224-4427>. Email: morganamarquesufpe@yahoo.com.br

Mayara Thayana Neves Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Socioemocionais e de Valores na Educação (CNPQ/IFPE). Especialista em Psicomotricidade Relacional (ICONE Desenvolvimento Humano, 2018). Formada em Pedagogia pela Faculdade Frassinette do Recife (2010). - Psicomotricista relacional no Centro Educacional MHM e na Escola Despertar de Educação Infantil e na Clínica Multidisciplinar Integradora. ORCID <https://orcid.org/0000-0001-6121-3980>. E-mail: mayaralubi1@gmail.com.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Cordeiro, E. de P. B., Marques, M. M. C. ., & Costa, M. T. N. . (2021). Educação socioemocional: caminhos para inspirar estudos, pesquisas e práticas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e13729. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.13729

Edição

Seção

Publicação Contínua