Representações sociais de escola pública: uma análise das trajetórias de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13742Palavras-chave:
Escola pública; Representações Sociais; Estudantes.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de “escola pública” construídas por estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, da qual participaram 12 estudantes de diferentes cursos das áreas de Saúde e Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Utilizamos como instrumento uma entrevista narrativa, por meio da qual os sujeitos narraram suas trajetórias escolares. Como procedimento de análise, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais de escola pública pautadas na possibilidade de formação e ascensão social. A escola pública é uma instituição relevante, formativa e o professor é um incentivador do sucesso escolar. Os achados ressaltam a importância do atendimento educacional nas escolas públicas como forma de garantir a formação para a cidadania de adolescentes e jovens.
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