Representações sociais de escola pública: uma análise das trajetórias de estudantes universitários

Autores

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13742

Palavras-chave:

Escola pública; Representações Sociais; Estudantes.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de “escola pública” construídas por estudantes universitários. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, da qual participaram 12 estudantes de diferentes cursos das áreas de Saúde e Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Utilizamos como instrumento uma entrevista narrativa, por meio da qual os sujeitos narraram suas trajetórias escolares. Como procedimento de análise, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais de escola pública pautadas na possibilidade de formação e ascensão social. A escola pública é uma instituição relevante, formativa e o professor é um incentivador do sucesso escolar. Os achados ressaltam a importância do atendimento educacional nas escolas públicas como forma de garantir a formação para a cidadania de adolescentes e jovens. 

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação (UFRN) Professora Associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE-Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Representações Sociais e Educação; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9524-0319

 

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

Machado, L. B. (2020). Representações sociais de escola pública: uma análise das trajetórias de estudantes universitários: . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13742

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Publicação Contínua