James Edwin Hewitt e o ensino de inglês no século XIX

Autores

  • Elaine Maria Santos Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14193

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, James Hewitt, História da Educação, Século XIX

Resumo

Durante o século XIX, o ensino de língua inglesa ocupou um lugar secundário no Brasil, tendo em vista o fascínio que o francês causava na sociedade da época. Foi nesse contexto de superioridade da língua francesa que nos deparamos com as lutas enfrentadas pelos professores de inglês para assegurar um espaço e conquistar alunos. Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo apresentar a trajetória do professor James E. Hewitt, e sua luta pela valorização do inglês e do seu ensino. Tendo como base os pressupostos da Nova História Cultura, procedeu-se a uma investigação em diversas fontes, tais quais a legislação, prefácios de obras publicadas e jornais, de modo a ser possível verificar a sua contribuição para a historiografia educacional oitocentista, e mais especificamente para o ensino do inglês, tendo sido notória a sua influência no ensino no Collegio de Pedro II, nas décadas finais do século.

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Biografia do Autor

Elaine Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras – UFS. Membro do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (NEC-UFS).

 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6376-2932

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Santos, E. M. (2020). James Edwin Hewitt e o ensino de inglês no século XIX . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–15. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14193

Edição

Seção

Publicação Contínua