Neurociências e educação na escola: do capital mental e educação emocional ao ensino

Autores

  • A. Liliana Rocha Bidegain Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina.
  • Mariano Adorni CICES - UNLP

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15652

Palavras-chave:

Educação Física, Neurociências, Educação emocional, Práticas corporais

Resumo

Este artigo busca investigar os discursos contemporâneos em torno das práticas corporais no campo das neurociências para estabelecer seus efeitos no ensino. Por sua vez, serão propostas algumas linhas de análise em torno dos efeitos no Ensino da irrupção das Neurociências no campo educacional que permitem a elaboração de uma teoria da Educação Física que torna inoperáveis ​​as determinações substancialistas das neurociências, e opera o ensino. / possibilitando novos "usos do corpo".

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Biografia do Autor

A. Liliana Rocha Bidegain, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina.

Doctorado en Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Universidad Nacional de La Plata. (en elaboración de Tesis). CICES – (Centro Interdisciplinario Cuerpo Educación y Sociedad) – IdIHCS - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – Universidad Nacional de La Plata.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2653-3118

Mariano Adorni, CICES - UNLP

Maestría en Didáctica de la Educación Física. Facultad de Humanidades y Artes. Universidad Nacional de Rosario (en elaboración de tesis). CICES – (Centro Interdisciplinario Cuerpo Educación y Sociedad) – IdIHCS - Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – Universidad Nacional de La Plata.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6309-1710

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Bidegain, A. L. R., & Adorni, M. (2021). Neurociências e educação na escola: do capital mental e educação emocional ao ensino. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15652. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15652

Edição

Seção

Publicação Contínua