A avaliação do conteúdo dos livros pré-escolares para 4 - 6 anos de acordo com os itens de design visual

Autores

  • Burak Demir Department of Education Programs and Teaching, Near East University, Turkey.
  • Seçil Besim Ayhan Department of Preschool Teaching, Near East University, Turkey.
  • Yücehan Yücesoy Department of Classroom Teaching, Near East University, Turkey.
  • Şebnem Güldal Kan Department of Preschool Teaching, Near East University, Turkey.
  • Behçet Öznacar Department of Classroom Teaching, Near East University, Turkey.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15971

Palavras-chave:

Design visual, Educação, Livros pré-escolares de 4-6 idades

Resumo

O objetivo do artigo é estudar as fontes e a interpretação pedagógica da "questão das mulheres". O tema da pesquisa é a “questão das mulheres” e sua realização artística nos romances de Marko Vovchok. A análise do problema foi realizada integrando os métodos tradicionais da crítica literária histórica comparativa russa com novas abordagens da crítica literária mundial - gênero, sociocultural, pós-colonial e feminista. Como resultado do estudo, chegamos à conclusão de que as visões pedagógicas sobre a "questão das mulheres" na escritora foram formadas e desenvolvidas sob a influência da comunicação com os intelectuais ucranianos e europeus do século XIX. A parte progressista da intelectualidade da segunda metade do século XIX - início do século XX preconizava uma mudança no status social da mulher. Representantes do poder público e pedagógico acreditavam que uma mulher não só pode ser mãe, esposa, dona de casa, ela é capaz de se realizar em outras áreas da sociedade, para as quais precisa de uma educação digna. O trabalho jornalístico sobre este problema das mulheres com uma possível caracterização comparativa das regiões de algumas europeias, que no período em estudo faziam parte dos impérios austro-húngaros, merece um estudo mais aprofundado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Burak Demir, Department of Education Programs and Teaching, Near East University, Turkey.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5666-359X

Seçil Besim Ayhan, Department of Preschool Teaching, Near East University, Turkey.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8214-1023

Yücehan Yücesoy, Department of Classroom Teaching, Near East University, Turkey.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8171-3130

Şebnem Güldal Kan, Department of Preschool Teaching, Near East University, Turkey.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8241-0868

Behçet Öznacar, Department of Classroom Teaching, Near East University, Turkey.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1091-5514

Referências

Akkoyun, Z., Samani, H., Demir, B., & Yücesoy, Y. (2020). Evaluation of the 8th Grade Cyprus Turkish History Course Book for Compliance with Visual Design Principles. Mediterranean Journal of Social & Behavioral Research, 4(3), 53-58.

Alpan, G. (2008). Ders kitaplarındaki metin tasarımı. Turkish Journal of Educational Sciences, 6(1), 107-134.

Alpan, G. B. (2004). Ders kitaplarındaki grafik tasarımın öğrenci başarısına ve derse ilişkin tutumlarına etkisi. Eğitim Bilimleri ve Uygulama, 3(6), 193-209.

Arıkan Açıkgöz, S. (2019). Görsel Tasarım İlkelerine Göre Hazırlanmış Çalışma Yapraklarının Öğrencilerin Öğrenme Ürünleri Üzerine Etkisi. Hacettepe University, Faculty of Educational Sciences Doctoral Thesis.

Arıkoç, B. (2019). Okul Öncesi Dönemde Duygusal Zeka ve Empati İle Ahlaki Ve Sosyal Kural Bilgisi Arasındaki İlişkinin İncelenmesi (Master's Thesis, Health Sciences Institute).

Aşılıoğlu, E. (2011). Grafik sanatçılarının çocuk kitaplarının grafik tasarımına ilişkin görüşlerinin değerlendirilmesi. Ankara: Master Thesis

Barandoozi, S. S. (2014). Okul Öncesi Çocuk Hikâye Kitaplarında Uygulanan İllüstrasyonların Biçim Dili (Doctoral Dissertation, Social Sciences Institute).

Baş, B. ve Ucuzsatar, N. (2020). Okul öncesi çocuk kitaplarındaki hayvan karakterlerin geliştirilme yolları açısından incelenmesi. International Journal of Turkish Literature Culture Education, 9(1), 336-353.

Becer, E. (2015). İletişim ve Grafik Tasarım. Ankara: Dost Bookstore.

Demir, B. (2020). Evaluation of social studies teaching textbooks. International Journal of Learning and Teaching, 12(1), 17-29.

Demir, B., Baştaş, M., & Yücesoy, Y. (2021). Evaluatıng the content of teacher candıdates’course books accordıng to vısual desıgn elements. Near East University Online Journal of Education, 4(1), 118-125.

Diken, İ. H. (2018). Erken Çocukluk Eğitimi. Ankara: Pegem Publishing House.

Karasar, N. (2015). Bilimsel araştırma yöntemleri.Ankara: Nobel Publication Distribution.

Kırman, A. (2019). Çocuk Kitaplarında Oyun ve Oyuncak Kavramının İncelenmesi

Orçan, M. (2017). Sosyal Gelişim. Pegem Atıf İndeksi, 126-174

Öznacar, B., Kan, Ş.G., Besim, S., & Şensoy, Ş. (2018). Assessment of the effects of TV programs containing violence on children in pre-school period through the views of parents. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, 9(4), 77-82.

Şahin, G. (2014). Okul öncesi dönem çocuk kitaplarında görsel bir uyaran olarak resim. Turkish Studies - International Periodical For The Languages, Literature and History of Turkish or Turkic,9(3), 1309-1324.

Yücesoy, Y. (2018). KKTC’deki ilkokul türkçe ders kitaplarının tasarım ilkeleri açısından öğretim elemanlarının görüşlerine göre incelenmesi. Institute of Educational Sciences Painting and Business Education- Visual Arts Education Department Master's Thesis Proposal.

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Demir, B., Ayhan, S. B., Yücesoy, Y. ., Kan, Şebnem G., & Öznacar, B. (2021). A avaliação do conteúdo dos livros pré-escolares para 4 - 6 anos de acordo com os itens de design visual. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15971. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15971

Edição

Seção

Publicação Contínua