Ensino remoto, desafios e desigualdades educacionais: o enfrentamento à pandemia em Riacho de Santana, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16564Palavras-chave:
Coronavírus, Desigualdades educacionais, Políticas públicas educacionaisResumo
O isolamento social, necessário para diminuir a propagação do vírus causador da maior epidemia já vivenciada em decorrência da Covid-19, trouxe demandas para que a educação fosse garantida para todos. Sendo um contexto nunca antes vivenciado, fez-se necessário este estudo, que buscou analisar as adaptações implementadas na rede municipal de ensino de Riacho de Santana, um pequeno município da Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, em que os professores do município foram convidados a responder um questionário sobre as ações educacionais desenvolvidas durante a pandemia. Os resultados demonstram que inexistem políticas públicas uníssonas de bem-estar social para o provimento de condições elementares para os mais vulneráveis. Embora tenham sido demandadas ações de adaptação da educação para o Ensino Remoto Emergencial, docentes, famílias e educandos têm vivenciado dificuldades que agravam as desigualdades sociais e educacionais.
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