Ensino remoto, desafios e desigualdades educacionais: o enfrentamento à pandemia em Riacho de Santana, Bahia

Autores

  • Antônio Domingos Moreira Colégio Estadual Sinésio Costa, Riacho de Santana, Bahia, Brasil.
  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0217-3805
  • Adriane Lizbehd Halmann Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.
  • Edilane de Jesus Gomes

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16564

Palavras-chave:

Coronavírus, Desigualdades educacionais, Políticas públicas educacionais

Resumo

O isolamento social, necessário para diminuir a propagação do vírus causador da maior epidemia já vivenciada em decorrência da Covid-19, trouxe demandas para que a educação fosse garantida para todos. Sendo um contexto nunca antes vivenciado, fez-se necessário este estudo, que buscou analisar as adaptações implementadas na rede municipal de ensino de Riacho de Santana, um pequeno município da Bahia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético, em que os professores do município foram convidados a responder um questionário sobre as ações educacionais desenvolvidas durante a pandemia. Os resultados demonstram que inexistem políticas públicas uníssonas de bem-estar social para o provimento de condições elementares para os mais vulneráveis. Embora tenham sido demandadas ações de adaptação da educação para o Ensino Remoto Emergencial, docentes, famílias e educandos têm vivenciado dificuldades que agravam as desigualdades sociais e educacionais.

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Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira, Colégio Estadual Sinésio Costa, Riacho de Santana, Bahia, Brasil.

Graduado em Pedagogia; Especialista em Agroecologia – IF Baiano; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB), Membro do Grupo do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas (CEPECH) e Professor do Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana-Ba.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3622-1799

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Pós-doutorado em educação e movimentos sociais (UNESP), doutora e mestre em educação pela FAE/UFMG; Profa. Adjunta da UESB; Porfa. do PPGE/UESC e do PPGED/UESB.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0217-3805

Adriane Lizbehd Halmann, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas (UFSM), Mestre e Doutora em Educação (UFBA), Docente Adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8312-9077

Edilane de Jesus Gomes

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pelo PPGELS nível mestrado profissional na Universidade do Estado da Bahia. Bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB (2020). Licenciada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e suas literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia Campus VI (2012- 2017). Ex bolsista de Iniciação Cientifica FAPESB (2014-2015). Participante do grupo Laboratório de pesquisa do Audiovisual e do Discurso- AUDiscurso/ CNPq coordenado pela professora doutora Janaina de Jesus Santos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1894-0602

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Moreira, A. D., Santos, A. R. dos, Halmann, A. L., & Gomes, E. de J. . (2021). Ensino remoto, desafios e desigualdades educacionais: o enfrentamento à pandemia em Riacho de Santana, Bahia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16564. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16564

Edição

Seção

Publicação Contínua