Competência comunicativa dos professores do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16675Palavras-chave:
Comunicação, Meta-linguagem, Educador, Actividade quase-profissional, Auto-reflexãoResumo
O artigo considera o problema da comunicação profissional do professor através do prisma da sua formação de competência comunicativa. Os autores apresentam a sua própria abordagem à essência do conceito de “competência comunicativa”. Foi descoberto o valor das qualidades pessoais do professor no estabelecimento de relações comunicativas no sistema "professor-aluno" e no desenvolvimento profissional. O objectivo era determinar as características da formação das qualidades comunicativas do professor do ensino básico, a aplicação na actividade prática; as principais condições e técnicas de desenvolvimento da comunicação pedagógica de sucesso; as características da estrutura da competência comunicativa. A familiarização e análise dos trabalhos científicos dos contemporâneos dos cientistas, por um lado, mostrou a relevância deste problema, por outro lado - mostrou que o campo de investigação é suficientemente amplo e muitas questões ainda requerem um estudo detalhado. Para divulgar a questão da competência comunicativa utilizámos métodos científicos gerais (análise, síntese, comparação), interdisciplinares (entrevista, conversação, observação) e métodos de estatística matemática. A fim de estudar empiricamente o processo de formação da competência comunicativa de um professor, realizámos investigação entre alunos que tinham experiência de aulas práticas no ensino básico. A amostra consistiu em 200 candidatos à especialidade “Ensino Básico”. Os resultados mostraram que a maioria dominante dos inquiridos não tem dificuldades na comunicação profissional. Eles são capazes de fornecer aos estudantes o material instrucional necessário e estabelecer uma relação de confiança com eles. Contudo, a presença de estudantes inseguros sobre a sua própria competência comunicativa indica a necessidade de introduzir novas abordagens e métodos de formação prática de futuros especialistas no espaço educativo do ensino superior.
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