Competência comunicativa dos professores do ensino básico

Autores

  • Svitlana Bader Department of Preschool and Primary Education State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Gogol Sq, 1, Ukraine
  • Liudmyla Oleksandrivna Varianytsia State Institution “Luhansk Taras Shevchenko National University”
  • Iryna Hrechyshkina State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Ukraine.
  • Oksana Dudnyk State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Ukraine.
  • Mariia Pochynkova State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16675

Palavras-chave:

Comunicação, Meta-linguagem, Educador, Actividade quase-profissional, Auto-reflexão

Resumo

O artigo considera o problema da comunicação profissional do professor através do prisma da sua formação de competência comunicativa. Os autores apresentam a sua própria abordagem à essência do conceito de “competência comunicativa”. Foi descoberto o valor das qualidades pessoais do professor no estabelecimento de relações comunicativas no sistema "professor-aluno" e no desenvolvimento profissional. O objectivo era determinar as características da formação das qualidades comunicativas do professor do ensino básico, a aplicação na actividade prática; as principais condições e técnicas de desenvolvimento da comunicação pedagógica de sucesso; as características da estrutura da competência comunicativa. A familiarização e análise dos trabalhos científicos dos contemporâneos dos cientistas, por um lado, mostrou a relevância deste problema, por outro lado - mostrou que o campo de investigação é suficientemente amplo e muitas questões ainda requerem um estudo detalhado. Para divulgar a questão da competência comunicativa utilizámos métodos científicos gerais (análise, síntese, comparação), interdisciplinares (entrevista, conversação, observação) e métodos de estatística matemática. A fim de estudar empiricamente o processo de formação da competência comunicativa de um professor, realizámos investigação entre alunos que tinham experiência de aulas práticas no ensino básico. A amostra consistiu em 200 candidatos à especialidade “Ensino Básico”. Os resultados mostraram que a maioria dominante dos inquiridos não tem dificuldades na comunicação profissional. Eles são capazes de fornecer aos estudantes o material instrucional necessário e estabelecer uma relação de confiança com eles. Contudo, a presença de estudantes inseguros sobre a sua própria competência comunicativa indica a necessidade de introduzir novas abordagens e métodos de formação prática de futuros especialistas no espaço educativo do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Svitlana Bader, Department of Preschool and Primary Education State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Gogol Sq, 1, Ukraine

Doctor of Pedagogical Science

Docent Professor, Department of Preschool and Primary Education

State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University»

Starobilsk, Gogol Sq, 1, Ukraine

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9225-423X

Liudmyla Oleksandrivna Varianytsia, State Institution “Luhansk Taras Shevchenko National University”

 Liudmyla Oleksandrivna Varianytsia

PhD  in Pedagogy (Candidate of Pedagogical Sciences)

Associate Professor

Department of Pre-School and Primary School Education

State Institution “Luhansk Taras Shevchenko National University”

Hohol Square, 1

Starobilsk

luda.varaniza@gmail.com

ORCID ID: 0000-0002-4355-1529

Iryna Hrechyshkina, State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Ukraine.

-

Oksana Dudnyk , State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Ukraine.

Dudnyk Oksana

PhD  in Pedagogy (Candidate of Pedagogical Sciences)

Senior Lecturer

Department of Pre-School and Primary School Education

State Institution “Luhansk Taras Shevchenko National University”

Hohol Square, 1

Starobilsk

dudnic_ok@ukr.net,

0958155104

 https://orcid.org/0000-0002-9361-3249

Mariia Pochynkova, State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University» Starobilsk, Ukraine.

Doctor of Pedagogical Science

Docent

Professor

Department of Philological Disciplines

State Institution «Luhansk Taras Shevchenko National University»

Starobilsk, Gogol Sq, 1, Ukraine

pochinkovam@gmail.com

0990416676

https://orcid.org/0000-0002-1383-7470

Referências

Ali, J. K. M., & Bin-Hady, W. R. A. (2019). A Study of EFL Students' Attitudes, Motivation and Anxiety towards WhatsApp as a Language Learning Tool. Arab World English Journal (AWEJ), 5, 289-298. https://dx.doi.org/10.24093/awej/call5.19

Ahmed, S. T. S., & Pawar, S. V. (2018). Communicative Competence in English as a Foreign Language: Its Meaning and the Pedagogical Considerations for its Development. The Creative Launcher, 2(6), 301-312.

Avramenko, V., & Parheta, L. (2019). Innovatsiini tekhnolohii formuvannia movlennievoi kompetentnosti maibutnikh pedahohiv [Innovative technologies for forming the linguistic competence of future teachers]. Psihologo-pedagogìčnì problemi sučasnoï školi, 2, 6-13. https://doi.org/10.31499/2706-6258.2.2019.178449 (in Ukr.)

Gönen, S. İ. K. (2019). A qualitative study on a situated experience of technology integration: reflections from pre-service teachers and students. Computer Assisted Language Learning, 32(3), 1-27. doi: 10.1080/09588221.2018.1552974

Kholkovska, I. (2019). Formuvannia komunikatyvnoi kompetentnosti maibutnikh uchyteliv na osnovi refleksyvnoho pidkhodu [The forming of communicative competence of future teachers on the basis of the reflective approach]. Naukovi zapysky VDPU imeni Mykhaila Kotsiubynskoho. Seriia: pedahohika i psykholohiia [Naukovi zapysky VDPU imeni Mykhaila Kotsiubynskoho. Series: Pedagogy and Psychology], 59, 103-109. doi: 10.31652/2415-7872-2019-59-103-109 (in Ukr.).

Krasnoshchok, I. (2019). Vykhovna kompetentnist maibutnoho pedahoha: Zmist i struktura [Educational competence of the future teacher: content and structure]. Naukovi zapysky. Seriia: Pedahohichni nauky [Scientific notes. Series: Pedagogical sciences], 182, 90-98. doi: 10.36550/2415-7988.2019.182.19 (in Ukr.).

Nami, F., Marandi, S. S., & Sotoudehnama, E. (2016). CALL teacher professional growth through lesson study practice: an investigation into EFL teachers' perceptions. Computer Assisted Language Learning, 29(4), 658-682. doi: 10.1080/09588221.2015.1016439

Nychkalo, N. H., & Prokopenko, I. F. (2020). Osvita doroslykh: svitovi tendentsii, ukrainski realii ta perspektyvy: Monohrafiia. Kharkiv: Instytut pedahohichnoi osvity ta osvity doroslykh imeni I. Ziaziuna NAPN Ukrainy, Kharkivskyi natsionalnyi pedahohichnyi universytet imeni H.S. Skovorody. (in Ukr.)

Radzhabova, S. Sh. (2020). Komunikatyvna kompetentnist maibutnoho vchytelia yak peredumova yoho profesionalizmu [Communication competence of future teachers as a prerequisite for their professionalism]. Naukovì zapiski Nacìonalʹnogo unìversitetu "Ostrozʹka akademìâ". Serìâ Psihologìâ., 11, 131-135. doi: 10.25264/2415-7384-2020-11-131-135 (in Ukr.).

Selezneva, I. P., Gorbova, N.V., & Perederii S.N. (2021). Constructing a quasi-professional educational environment as a condition of future teachers’ professional and communicative competence formation. SHS Web of Conferences, 113(2), 1-7. doi: 10.1051/shsconf/202111300015

Vakolia, Z. M. (2018) Treninhovi zavdannia z rozvytku komunikatyvnoi kompetentnosti studentiv-maibutnikh uchyteliv [Training tasks on development of communicative competence of students-future teachers]. Naukovyi visnyk Mukachivskoho derzhavnoho universytetu. Seriia: Pedahohika ta psykholohiia [Naukovyi visnyk Mukachivskoho derzhavnoho universytetu. Series: Pedagogy and Psychology], 1, 175-177. doi: 10.31339/2413-3329-2018-1(7)-175-177 (in Ukr.).

Zotova, I. V. (2020). Development of social and communicative competence of a future teacher in the process of professional training. International Scientific and Practical Conference “Teacher Professionalism: Psychological and Pedagogical Support of a Successful Career”, 87, 1-6. https://doi.org/10.1051/shsconf/20208700082

Publicado

2022-01-05

Como Citar

Bader, S., Varianytsia, L. O. ., Hrechyshkina, . I., Dudnyk , O., & Pochynkova, M. (2022). Competência comunicativa dos professores do ensino básico. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16675. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16675

Edição

Seção

Publicação Contínua