Preparando alunos-professores para a formação de valores socialmente significativos em pré-escolares

Autores

  • Sabina Ivanchuk Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.
  • Yulia Kakhiani Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.
  • Tetiana Hryboiedova Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.
  • Hanna Bilychenko Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16944

Palavras-chave:

Educação pedagógica, Futuros educadores, Pedagogia, Pré-escolares, Valores socialmente significativos

Resumo

Em conexão com as mudanças sociopolíticas na vida da sociedade, o interesse pelos aspectos sociais da educação dos filhos está aumentando. A modernidade coloca o indivíduo em condições em que, sem a capacidade de responder rápida e adequadamente à realidade, é impossível realizar seus próprios desejos e ideias. Qualidades como a capacidade de gerenciar o próprio comportamento e métodos de comunicação, adesão às normas e regras morais no relacionamento com outras pessoas, o desejo de ser justo, responsável, tolerante, a capacidade de navegar em novas circunstâncias, de sentir o seu lugar entre outras pessoas, ser guiado pela consciência como autoridade moral interna, é a esfera do desenvolvimento social da criança. O desenvolvimento social, que forma o contexto da ontogênese, o direciona objetivamente e determina o conteúdo geral, que é a relação entre socialização e individualização que ocorre no processo de atividade. Assim, o objetivo principal do estudo é identificar as principais características do processo de preparação de futuros educadores para a formação de valores socialmente significativos em pré-escolares. Para isso, foram utilizados os métodos de pesquisa teórica da literatura especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabina Ivanchuk, Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.

Yulia Kakhiani, Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.

Tetiana Hryboiedova, Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.

Hanna Bilychenko, Department of Preschool Education, Donbass State Pedagogical University, Ukraine.

Referências

Kassabolat, A., Kadirsizova, S., Kozybayeva, M., Kalkeyeva, K., Zhorokpayeva, M., & Aknur, Y. (2020). Future Teachers' Opinions on Preparation and Use of Interactive Materials in Teaching. iJET, 15, 121-130.

Bolotov, V. & Serikov, V. (2003). Competence-based model: from the idea to the educational program. Pedagogics, 10, 8-14.

Haski-Leventhal, D., Pournader, M. & Leigh, J.S.A. (2020)Responsible Management Education as Socialization: Business Students’ Values, Attitudes and Intentions. J Bus Ethics. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-020-04593-3

Aktar T (2020) Teaching Strategy for Improvement of Socialization Skill of Student with Autism. Autism Open Access 10: 261.DOI: https://doi.org/10.35248/2165-7890.20.10.261

Shitova, N. & Maslakov, S. (2020). Investigating the Psychological Aspects of Cyber Socialization Among Modern Students. Propósitos y Representaciones. 8. DOI: https://doi.org/10.20511/pyr2020.v8n2.512

Tsang, Art. (2020). The value of a semi-formal peer mentorship program for first-year students’ studies, socialization and adaptation. Active Learning in Higher Education. DOI: http://doi.org/10.1177/1469787420945212

Sukhodimtseva, A., Sergeeva, M., Lukashenko, D., & Pyankov, M. (2021). The methodology of the creation of a flowchart of teacher professional development programme in functional literacy aspect. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e15525. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.15525

Rogalskaya I.P. (2008) Socialization of representatives in school childhood: essence, specificity, accompaniment. Kyiv: Millennium, 400.

Saiko, N.O. (2004) Professional-pedagogical preparation of future caregivers for socialization of preschool children, Doctoral dissertation, Institute of Pedagogy and Psychology of Vocational Education of APS of Ukraine, Kyiv, 259.

Kopf, S.,Scheele, N.,Winschel, L.,Eelsberg, W. (2015) Improving activity and motivation of students withinnovative teaching and learning technologies. In Proceedings of the Methods and Technologies for Learning,Palermo, Italy, pp. 551–556.

Yetik, E, Ozdamar, N & Bozkurt, A (2020). “Seamless learning design criteria in the context of open and distance learning”, Managing and Designing Online Courses in Ubiquitous Learning Environments, pp.106-127. Retrievable from: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-9779-7.ch006

Reyes Chavez, R., Prado Rodriguez, A. (2020) Information and Communication Technology as Tools for Inclusive Education Systems in Elementary Schools. Educación [online], vol.44, n.2, pp.506-525. ISSN 2215-2644. http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v44i2.38781

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Ivanchuk, S., Kakhiani, Y., Hryboiedova, T., & Bilychenko, H. (2022). Preparando alunos-professores para a formação de valores socialmente significativos em pré-escolares. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e16944. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.16944