Características da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundo

Autores

  • Yuriy Kozlovskiy Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.
  • Oleksandr Iievliev Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.
  • Oksana Mykytyuk Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.
  • Tamara Tiurina Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.
  • Dmytro Say Department of Social Work, Administration and Pedagogy, Petro Mohyla Black Sea National University, Mykolaiv, Ukraine.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17033

Palavras-chave:

Competência pedagógica, Pedagogia, Professor universitário, Sociedade pós-industrial

Resumo

O objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário.

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Biografia do Autor

Yuriy Kozlovskiy, Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.

Oleksandr Iievliev, Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.

Oksana Mykytyuk, Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.

Tamara Tiurina, Lviv Polytechnic National University, Lviv, Ukraine.

Dmytro Say, Department of Social Work, Administration and Pedagogy, Petro Mohyla Black Sea National University, Mykolaiv, Ukraine.

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Publicado

2022-03-14

Como Citar

Kozlovskiy, Y., Iievliev, O., Mykytyuk, O., Tiurina, T., & Say, D. (2022). Características da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17033. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17033