O conceito de "auto-organização" no contexto da educação moderna
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17213Palavras-chave:
Auto-organização, Aprendendo atividades, Definição de metas, Motivação, Planejamento, ReflexãoResumo
O artigo enfoca a questão do desenvolvimento da sexta competência universal proposta na Norma Educacional Estadual Federal 3++, que visa o desenvolvimento de habilidades de auto-organização – a capacidade de planejar suas atividades a curto, médio e longo prazo e gerenciar o tempo levando em consideração suas capacidades e energia física. O estudo oferece uma análise dos resultados de um estudo diagnóstico do nível de organização da aprendizagem em estudantes de uma universidade técnica. Os autores propõem sua perspectiva sobre o conceito de auto-organização da aprendizagem. As etapas da auto-organização dos alunos das atividades de aprendizagem no âmbito da disciplina académica “Fundamentos da auto-organização e auto-estudo” são identificadas como a componente motivacional, a componente de personalidade, a componente prática e a componente de reflexão. O significado das etapas propostas é fundamentado e seu conteúdo é divulgado. Os principais métodos empregados no estudo incluem os métodos teóricos de análise, sumarização, classificação e o estudo da literatura psicológica e pedagógica, e os métodos empíricos de observação, registro de dados empíricos, processamento de dados estatísticos, testes e a interpretação dos dados de uma pessoa. mundo interior. Os resultados do estudo podem ser úteis para professores e psicólogos e ser colocados em prática como parte do aconselhamento psicológico para estudantes.
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