Experiências pedagógicas em um projeto de contraturno escolar: a Dança Afro-Brasileira Cênica

Autores

  • Darlene Rocha Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Felipe de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17392

Palavras-chave:

Dança afro, Educação física, Racismo, Saberes

Resumo

Analisamos, neste artigo, a produção de conhecimento nas relações de ensino e aprendizagem com a Dança Afro-Brasileira Cênica (DABC) criadas no cotidiano do projeto de contraturno escolar de uma escola pública municipal de Vitória/ES. A investigação ocorre a partir das observações de campo, inseridas no contexto de uma pesquisa de mestrado. Selecionamos experiências pedagógicas realizadas por uma docente em Educação Física com a DABC, cujas ações envolvem aspectos que relacionam as figuras do aprender propostas por Charlot (2000) e que consistem em um desafio para área. As análises dialogam com a relação com o saber na Educação Física e questões étnico-raciais, uma vez que, a abordagem desse conteúdo consiste em um elemento cultural com influência da cultura africana no Brasil. A interrelação entre as formas de aprender pode proporcionar vivências e oportunidades de relações com os saberes. Consideramos que as experiências colaboram para enfrentar o desafio da área de interligar as figuras do aprender sem descartar a especificidade do campo de atuação na escola.

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Biografia do Autor

Darlene Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Educação Física
Escolar pela Faculdade de Vitória. Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5524-0616

Felipe de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente no Programa de Pós-Graduação
em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático
Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4056-5159

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Publicado

2022-05-14

Como Citar

Rocha, D., & Almeida, F. de . (2022). Experiências pedagógicas em um projeto de contraturno escolar: a Dança Afro-Brasileira Cênica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17392. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17392