Experiências pedagógicas em um projeto de contraturno escolar: a Dança Afro-Brasileira Cênica
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17392Palavras-chave:
Dança afro, Educação física, Racismo, SaberesResumo
Analisamos, neste artigo, a produção de conhecimento nas relações de ensino e aprendizagem com a Dança Afro-Brasileira Cênica (DABC) criadas no cotidiano do projeto de contraturno escolar de uma escola pública municipal de Vitória/ES. A investigação ocorre a partir das observações de campo, inseridas no contexto de uma pesquisa de mestrado. Selecionamos experiências pedagógicas realizadas por uma docente em Educação Física com a DABC, cujas ações envolvem aspectos que relacionam as figuras do aprender propostas por Charlot (2000) e que consistem em um desafio para área. As análises dialogam com a relação com o saber na Educação Física e questões étnico-raciais, uma vez que, a abordagem desse conteúdo consiste em um elemento cultural com influência da cultura africana no Brasil. A interrelação entre as formas de aprender pode proporcionar vivências e oportunidades de relações com os saberes. Consideramos que as experiências colaboram para enfrentar o desafio da área de interligar as figuras do aprender sem descartar a especificidade do campo de atuação na escola.
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