Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17489Palavras-chave:
Instrumento, Questionário, Validação, Valorização docenteResumo
A valorização docente compreendida a partir das categorias formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde, assim definidas pela Conferência Nacional de Educação (CONAE/2018), compõe a investigação deste trabalho. Portanto, o objetivo da pesquisa é apresentar evidências quanto à validade do Questionário sobre Valorização Docente (Q-VD). Para a construção e validação do instrumento, foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito das pesquisas sobre a valorização docente para conhecer as demandas investigadas em cada categoria, e assim construir o instrumento caracterizado como questionário e nomeado de Q-VD. É uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. O processo de validação deu-se em três etapas com o intuito de avaliar a validade de conteúdo na primeira, a clareza de linguagem na segunda e a fidedignidade na terceira. Todas as etapas da validação apresentaram números positivos, com isso, o Q-VD demonstra um conteúdo válido, clareza na linguagem e confiabilidade nos dados.
Downloads
Referências
Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), 3061-3068. https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?format=pdf&lang=pt
Araújo, F. K. R. de. (2017). Desafios da valorização dos professores da educação básica da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte: Carreira e remuneração (2009-2015) [Tese doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22525
Barbosa, J. L. (2017). O vencimento e a remuneração do magistério público municipal de Natal/RN: Repercussões da implementação do Fundeb (2007-2010) [Dissertação mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19703
Resolução n. 2, de 28 de maio de 2009. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos profissionais do magistério da Educação Básica Pública. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb002_2009.pdf
Brito, R. dos S.; Prado, J. R. & Nunes, C. P.(2017). As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, 10(23), 165- 174. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6676
Camargo, A. M. M. de & Ribeiro, M. E. da S. (2014). Formação e prática docente no estado do Pará. Revista Educação em Questão, 50(36), 156-182. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7082
Cardoso, J. Da S. (2019). As condições de trabalho docente na educação do campo no município de Medeiros Neto/Ba: Precarização e alienação [Dissertação mestrado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia]. http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2019/12/JAF%C3%89-DA-SILVA-CARDOSO....pdf
Costa, G. D. G. da & Santos, J. de J. (2019). As tramas e os movimentos da formação de professores: sujeito e interdisciplinaridade nos documentos oficiais. Cenas Educacionais, 2(1), 121-142. https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/6316
Duarte, A. & Melo, S. D. G.(2013). Qualidade da educação e política de remuneração docente: quais as implicações dessa relação? Revista Educação em Questão, 46(32), 202-225. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5128
Fachel, J. M. G. & Camey, S. (2000). A. Avaliação Psicométrica: A qualidade das medidas e o entendimento dos dados. In J. A. Cunha (Org.). Psicodiagnóstico. 5.ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, p. 158- 170.
Gentili, P. (1996). Neoliberalismo e educação: Manual do usuário. In T. T. da Silva & P. Gentili (Orgs.). Escola S.A. : Quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, DF: CNTE.
Guimarães, A. P. K. & Jacomini, M. A. (2019). Valorização dos profissionais da educação da cidade de Campinas (2001- 2004). Revista Educação em Questão, 57(54), 1-23, e-18259. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18259
Gurgel, R. F. (2012). Trabalho docente: Políticas de financiamento da carreira e da remuneração dos professores da educação básica de sistemas públicos de ensino [Tese doutorado, Universidade Federal da Paraíba]. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4668?locale=pt_BR
Jacomini, M. A. & Penna, M. G. De O. (2016). Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Revista Pró-posições, 27(2), 177- 202. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238
Lindeman, R. H. (1974). Medidas educacionais. Porto Alegre: Globo.
Maués, O. C. & Camargo, A. M. M. de. 2012. Marcos regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB. Revista Educação em Questão, 42(28), 149-174. https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4056
Mussi, R. F. F., Mussi, L. M. P. T., Assunção, E. T. C., Nunes, C. P. (2019). Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Rev. Sustinere, 7(2), 414-430. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193
Oliveira, D. A. (2004). A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, 25(89), 1127-1144. https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/?format=pdf&lang=pt
Oliveira, D. A. (2013). As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Educação em Questão, 46(32), 51-74. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122
Oliveira, D. A., Pereira Junior, E. A.; Revi, N. de S. (2020). Condições de trabalho dos professores e satisfação profissional: uma análise em sete estados do Brasil. Cenas Educacionais, 3(e9503), 1-19. https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9503
Oliveira, V. M. A. de. (2016). Política de remuneração do magistério público no município de rio branco/acre: Repercussões na valorização docente [Dissertação mestrado, Universidade Federal do Acre]. http://www2.ufac.br/ppge/banco-de-dissertacoes/dissertacoes-2016-1/dissertacao-victor-manoel-alab.pdf
Pasquali, L. (2009). Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(esp.), 992-999. https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40416/43399
Pasquali, L. (2003). Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes.
PROFESSOR 1. Questionário. Guanambi (Bahia), 6 nov. 2020.
PROFESSOR 2. Questionário. Guanambi (Bahia), 27 out. 2020.
PROFESSOR 2. Questionário. Guanambi (Bahia), 9 jul. 2020.
PROFESSOR 3. Questionário. Guanambi (Bahia), 28 jun. 2020.
PROFESSOR 3. Questionário. Guanambi (Bahia), 8 out. 2020.
PROFESSORA 14. Questionário. Guanambi (Bahia), 16 out. 2020.
PROFESSORA 17. Questionário. Guanambi (Bahia), 23 out. 2020.
PROFESSORA 6. Questionário. Guanambi (Bahia), 9 jul. 2020.
PROFESSORA 8. Questionário. Guanambi (Bahia), 21 jun. 2020.
Ribeiro, J. M. Cangussú. (2014). A jornada de trabalho dos professores da escola pública em contexto de políticas de valorização docente e qualidade da educação [Tese doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102316
Silva Júnior, S. D. da, & Costa, F. J. (2014). Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 15, 1-16. http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Volumes/15/1_Mensura%C3%A7%C3%A3o%20e%20Escalas%20de%20Verifica%C3%A7%C3%A3o%20uma%20An%C3%A1lise%20Comparativa%20das%20Escalas%20de%20Likert%20e%20Phrase%20Completion.pdf
Silva, D. O. V. da. (2019). Valorização docente no território de identidade do Sudoeste Baiano: O instituído e o praticado [Dissertação mestrado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia]. http://www2.uesb.br/ppg/ppged/wp-content/uploads/2019/08/DANIELA-OLIVEIRA-VIDAL-DA-SILVA.pdf
Silva, O. O. N. da, & Miranda, T. G., & Bordas, M. A. G. (2019). Condições de saúde dos professores de educação especial de Jacobina – Bahia. Cenas Educacionais, 2( 1), 64-80. https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8036/5222
Souza, B. B. De., & Meglhioratti, F. A. (2017). Uma reflexão a respeito dos conceitos de sexo biológico, identidade de gênero e identidade afetivo-sexual. V Simpósio Internacional em Educação Sexual: saberes/tras/versais currículos indenitários e pluralidade de gênero, Paraná. http://www.sies.uem.br/trabalhos/2017/3178.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.