O ensino de zoologia no Brasil da educação infantil ao ensino médio: uma análise categórica conceitual da base nacional comum curricular
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17971Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Currículo, Ensino de Zoologia, ZoologiaResumo
A atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada para constituir um documento norteador para a construção curricular do ensino básico brasileiro. Por meio de uma análise textual discursiva, este artigo analisa o conteúdo de Zoologia da BNCC desde a educação infantil até o ensino médio. Os resultados indicam discursos da Zoologia arcaica do século XIX, de cunho morfofisiológico e classificatório, a ausência dessa biociência voltada para a educação infantil e a carência de propostas atualizadas para seu processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que o ensino de Zoologia apresentado pelo BNCC propõe abordagens de conteúdo estritamente conceituais e lineares, e não promove uma educação científica de qualidade.
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