O ensino de zoologia no Brasil da educação infantil ao ensino médio: uma análise categórica conceitual da base nacional comum curricular

Autores

  • Hugo José C. C de Azevedo Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Vinícius Souza Magalhães Leite Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DECB-IBRAG)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17971

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Currículo, Ensino de Zoologia, Zoologia

Resumo

A atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada para constituir um documento norteador para a construção curricular do ensino básico brasileiro. Por meio de uma análise textual discursiva, este artigo analisa o conteúdo de Zoologia da BNCC desde a educação infantil até o ensino médio. Os resultados indicam discursos da Zoologia arcaica do século XIX, de cunho morfofisiológico e classificatório, a ausência dessa biociência voltada para a educação infantil e a carência de propostas atualizadas para seu processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que o ensino de Zoologia apresentado pelo BNCC propõe abordagens de conteúdo estritamente conceituais e lineares, e não promove uma educação científica de qualidade.

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Biografia do Autor

Vinícius Souza Magalhães Leite, Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde- FIOCRUZ/IOC

Graduado em Ciências Biológicas. 

Rosane Moreira Silva de Meirelles, FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DECB-IBRAG)

Doutora em Ciências (FIOCRUZ/IOC) Professora Associada do Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ)

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

Azevedo, H. J. C. C. de, Leite, V. S. M., & Meirelles, R. M. S. de . (2022). O ensino de zoologia no Brasil da educação infantil ao ensino médio: uma análise categórica conceitual da base nacional comum curricular. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17971. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17971