Contribuições da fenomenologia para a Educação Física escolar brasileira: caminhos para o campo da comunicação e para a área curricular de linguagens
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18402Palavras-chave:
Fenomenologia, Educação, Educação Física, Teoria Sich Bewegen, Movimento humanoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da fenomenologia para a Educação Física escolar brasileira. Trata-se de um ensaio teórico-narrativo baseado na obra e nos conceitos de Maurice Merleau-Ponty e Elenor Kunz para pensar suas reverberações na literatura e nas políticas educacionais. Buscamos na literatura brasileira autores que assumem explicitamente uma postura fenomenológica ao lidar com a Educação Física escolar. O artigo aponta a teoria Sich Bewegen, de ascendência alemã, como origem da abordagem crítico-emancipatória. Em um segundo momento, aborda as contribuições da fenomenologia para a educação e, mais especificamente, para a Educação Física como componente curricular do ensino fundamental brasileiro. Percebemos que a principal contribuição da fenomenologia para a Educação Física brasileira está em compreender o movimento humano como um diálogo entre o homem e o mundo. Tal entendimento possibilitou uma revisão da identidade do campo e uma reorientação da Educação Física escolar no Brasil dentro das políticas curriculares, especificamente em diálogo com os campos das linguagens e da comunicação.
Downloads
Referências
Araújo, A. C., Carvalho, M. E. P, Ovens, A. P., & Knijnik, J. (2021b). Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 43, e002521. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e002521
Araújo, A. C., Knijnik, J., & Ovens, A. P. (2021) How does Physical Education and Health respond to the growing influence in media and digital technologies? An analysis of curriculum in Brazil, Australia and New Zealand. Journal of Curriculum Studies, 53(4), 563-577. https://doi.org/10.1080/00220272.2020.1734664
Araújo, A. C., Ovens, A. P., & Knijnik, J. (2022). Developing digital competency in HPETE: a heuristic for and analysis of three programs in the Southern Hemisphere, Curriculum Studies in Health and Physical Education, https://doi.org/10.1080/25742981.2022.2072229
Araújo, A. C., Silva, J. F., Knijnik, J., & Ovens, A. P. (2021a). Mídia e tecnologia no currículo de Educação Física: um estudo exploratório em diálogo internacional. Currículo sem Fronteiras, 21(3), 1768-1785. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.39
Araújo, A. C. & Ovens, A. P. (2022) Social distancing and Physical Education teaching: strategies, technologies, and new learning. Movimento, v. 28, p. e28017. https://doi.org/10.22456/1982-8918.122671
Bett, M. et al. (2015). In search of the autonomous and critical individual: a philosophical and pedagogical analysis of the physical education curriculum of São Paulo (Brazil). Physical Education and Sport Pedagogy, 20, 4, 427-441. http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2014.882891
Bett, M. et al. (2014). Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se- movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo [Philosophical and anthropological foundations of the Se- jogory Theory and the formation of emancipated, autonomous and critical subjects: the example of the Physical Education curriculum of the State of São Paulo]. Movimento, 20, 4, 1631-1653. https://doi.org/10.22456/1982-8918.46732
Betti, M. et al. (2007). Por uma didática da possibilidade: implicações da fenomenologia de Merleau-Ponty para a educação física [For a didactics of possibility: implications of Merleau-Ponty's phenomenology for physical education]. Rev. Bras. Cienc. Esporte, 28, 2, 39-53. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/54
Bracht, V. (1999). Constituição das teorias pedagógicas da educação física [The Constitution of pedagogical theories of physical education]. Cadernos Cedes, 19, 48, 69-88. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005
Bracht, V.; Gomes, I. M.; Almeida, F. Q. (2015). School physical education in the transition from solid modernity to liquid modernity: the Brazilian case. Sport, Education and Society, 20, 8, 995-1011. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2013.866547
BRASIL. Ministério da Educação. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
Carvalho, J. M. (2007). A existência Humana [The Human Existence]. Revista Filosofia Ciência & Vida, 1, 11, 34-39. 575.
Chauí, M. (1980) Textos selecionados: Merleau-Ponty. [Selected texts: Merleau-Ponty]. São Paulo: Abril Cultural.
Fensterseifer, P. E. (2001). A educação física na crise da modernidade. [Physical education in the crisis of modernity]. Ijuí: Editora Unijui.
Hildebrandt, R. (2001). Textos Pedagógicos sobre o ensino da educação física. [Pedagogical texts on the teaching of physical education] Ijuí: Editora Unijuí.
Kunz, E. (1991). Educação física: Ensino & mudanças. [Physical Education: Teaching & Change] Ijuí: Unijuí.
Kunz, E. (1994). Transformação didático-pedagógica do esporte. [Didactic-pedagogical transformation of sport] Ijuí: Unijuí.
Kunz, E. (2000). Esporte: uma abordagem com a fenomenologia [Sport: an approach with phenomenology]. Movimento, 4, 12. 1-13. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2503
Leite, L. S. G. P.; Costa, A. Q.; Oliveira, M. R. R.; Araújo, A. C. (2022). Physical Education remote teaching in narrative: on the ruptures and learning in experiences with technology. Movimento, v. 28, p. e28022. https://doi.org/10.22456/1982-8918.122440
Mendes, M. I. B. S.; Nóbrega, T. P. (2009) Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura [Culture of movement: reflections based on the relationship between body, nature and culture]. Pensar a Prática, 12, 2, 1-10. https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6135
Mendes, M. I. B. de S. et al. (2014). Reflexões sobre corpo, saúde e doença em Merleau-Ponty: implicações para práticas inclusivas [Reflexions about body, health and disease in Merleau-Ponty: implications for practices inclusive]. Movimento, 20(4), 1587–1609. https://doi.org/10.22456/1982-8918.42958
MERLEAU-PONTY, M. (1971). Fenomenologia da Percepção. [Phenomenology of Perception] São Paulo: Livraria Freitas Bastos.
Mezzaroba, C. (2020). A mídia, as tecnologias e a educação física no Brasil: uma descrição genealógica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-23. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13065
Oliveira, N. D. et al. (2021) Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, e004421. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e004421
Pires, G. L. et al. (2008). A pesquisa em Educação Física e mídia: pioneirismo, contribuições e críticas ao Grupo de Santa Maria. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 3, p. 33-52. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2543
Porpino, K. O. (2001). Dança é Educação: interfaces entre corporeidade e estética. Tese (Unpublished doctoral thesis). Post-Graduation Program in Education of the 600 Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, Brazil.
Rezende, A. M. (1990). Concepção fenomenológica de educação. [Phenomenological conception of education] São Paulo: Cortez.
Santin, S. (1987). Educação Física: Uma abordagem filosófica da corporeidade. [Physical Education: A Philosophical Approach to Corporeity] Ijuí, Livraria UNIJUÍ.
Saviani, D. (2011). História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados.
Silva A. J. F. et al. (2021). Dilemmas, Challenges and Strategies of Physical Education Teachers-Researchers to Combat Covid-19 (SARS-CoV-2) in Brazil. Front. Educ. 6:583952. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.583952
Soares, C. L. et al. (1992). Metodologia do Ensino de Educação Física. [Methodology of Physical Education Teaching] São Paulo: Cortez.
Souza Júnior, A. F.; Oliveira, M. R. R.; Araújo, A. C. (2022). The debate of digital technology in the continuing Physical Education teacher education: uses and concepts for teaching and learning. Retos. v. 46, p. 694–704. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94484
Taffarel, C. N. Z. (1997). Perspectivas pedagógicas em Educação física. [Pedagogical Perspectives in Physical Education] In: GUEDES, O. C. (Ed.). Atividade física: uma abordagem multidimensional. João Pessoa: Idéia.
Tinôco, R. De G.; Araújo, A. C. (2020). Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, e2068. https://doi.org/10.1590/rbce.42.2020.0037
Trebels, A. (2003). Uma concepção dialógica e uma teoria do movimento humano [A dialogical conception and a theory of human movement]. Perspectiva, 21, 01, 249- 627. https://doi.org/10.5007/%25x
Trebels, A. (2006). A concepção dialógica do movimento humano: Uma teoria do se-movimentar. [The dialogic conception of human movement: A theory of Sich Bewegen] In: KUNZ, E. & TREBELS, A. (Eds.) Educação Física Crítico-Emancipatória. Editora Unijuí. Íjuí.
Zylberberg, T. P., Bezerra, F. L. L., Carmo, K. T. do, Nunes, A. R. N. M., Chagas, D. L., & Carvalho, K. M. da C. (2014). Espetáculo corpo: uma possibilidade para compreender a corporeidade. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(13), 87-102. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.326
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.