Tecnologia assistiva: recursos de comunicação aumentativa e alternativa na proposta de interação e aprendizagem dos alunos com autismo

Autores

  • Fabiola Silva Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Antônio Roberto Coelho Serra Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18610

Palavras-chave:

ESCOLARIZAÇÃO, Recursos alternativos de comunicação, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

A limitação na área da comunicação exige da escola respostas e suportes que favoreçam a acessibilidade e garantam vias alternativas de acesso à aprendizagem. Por sua vez, a Tecnologia Assistiva e, especificamente, os recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa se apresentam como escolha promitente no rompimento de barreiras e acesso às vias compensatórias de conhecimentos. Acreditando nessa premissa, essa pesquisa bibliográfica e documental, com caráter qualitativo teve por objetivo refletir sobre normativas e perspectivas teóricas que versam sobre a importância dos recursos de Tecnologia Assistiva e, especificamente dos Recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa no processo de  interação, comunicação  e aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, considerou-se as normativas de base que orientam o processo de acessibilidade e inclusão e, ainda, as perspectivas teóricas de autores como Brites; Brites (2019), Gaiato (2018), Bersch (2017) e Nunes; Walter (2014), autores que também fundamentaram a base teórica das disciplinas do curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Este estudo permitiu perceber a variedade de recursos que podem servir ao propósito de ampliação da comunicação do aluno com autismo, dentre os  quais se destacam os aparelhos móveis, que com apoio de aplicativos que favorecem a interação, servem um leque de possibilidades, configurando-se, ainda, em economia de recursos e materiais por parte dos professores.

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Biografia do Autor

Fabiola Silva, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Letras pelo Instituto de Educação e Tecnologias. Formou-se em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Latino Americana de Educação-FLATED. É especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, e especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Pesquisadora na linha , Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva, abordando o tema : Ajustes Curriculares e Alfabetização. Atua como professora efetiva da rede pública de ensino de Pedro do Rosário-MA, no ciclo de alfabetização.

Antônio Roberto Coelho Serra, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado pela Open University do Reino Unido. Vivência de mais de vinte anos em Instituição de Ensino Superior com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com experiência em planejamento, implementação e avaliação de ações em EaD nos seus diferentes domínios. É Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no departamento de Administração. Exerceu até agosto de 2013 a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento da UEMA no quadriênio 2015 - 2018. Atualmente é Pró-Reitor de Planejamento e Administração.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Silva, F., & Serra, A. R. C. (2023). Tecnologia assistiva: recursos de comunicação aumentativa e alternativa na proposta de interação e aprendizagem dos alunos com autismo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18610. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18610