Análise do perfil de egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão no ENADE (2008-2017)

Autores

  • Ana Lúcia Cunha Duarte Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luiz, MA, Brasil.
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Kallyne Kafuri Alves Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18810

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação Superior, Enade, Perfil de Estudantes

Resumo

O artigo analisa o perfil de licenciados(as) em Instituições de Educação Superior (IES) a partir de dados produzidos em pesquisa de âmbito nacional dirigida por diferentes universidades públicas. Se desenvolve a partir da problemática de analisar o perfil dos estudantes das IES, com atenção aos Projetos dos Cursos de Biologia, Letras, Matemática e Pedagogia no âmbito dos estudos teóricos-metodológicos da rede UNIVERSITASBr. Utiliza como procedimento a análise dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no período de 2008 a 2017. Recorta os dados relativos às categorias de: renda mensal, trabalho e perspectiva de renda no período, escolaridade dos pais, motivação na escolha do curso, cor e raça e instituição de conclusão do Ensino Médio. Os resultados indicam que durante os anos analisados houve avanços nos referidos cursos, como o ingresso de familiares no ensino superior e o incentivo de professores da rede pública à inserção em cursos de licenciatura. Verificamos também desafios, como a demanda por investimento, especialmente no curso de Pedagogia, com atenção às perspectivas profissionais de cursistas. Por fim, compreendemos que a reformulação dos cursos de licenciatura, propostos pela BNC-formação, evidencia ameaças à dimensão docente de formação de pedagogos(as), o que pode sugerir desconsideração dos indicadores do Enade na elaboração de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luiz, MA, Brasil.

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UnB).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (UFMG).

Kallyne Kafuri Alves, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), ES, Brasil

Professora Titular. Doutorado em Educação (UFES).

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Duarte, A. L. C., Gomes, S. dos S., & Alves, K. K. (2023). Análise do perfil de egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão no ENADE (2008-2017). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18810. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18810