Análise do perfil de egressos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão no ENADE (2008-2017)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18810Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação Superior, Enade, Perfil de EstudantesResumo
O artigo analisa o perfil de licenciados(as) em Instituições de Educação Superior (IES) a partir de dados produzidos em pesquisa de âmbito nacional dirigida por diferentes universidades públicas. Se desenvolve a partir da problemática de analisar o perfil dos estudantes das IES, com atenção aos Projetos dos Cursos de Biologia, Letras, Matemática e Pedagogia no âmbito dos estudos teóricos-metodológicos da rede UNIVERSITASBr. Utiliza como procedimento a análise dos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no período de 2008 a 2017. Recorta os dados relativos às categorias de: renda mensal, trabalho e perspectiva de renda no período, escolaridade dos pais, motivação na escolha do curso, cor e raça e instituição de conclusão do Ensino Médio. Os resultados indicam que durante os anos analisados houve avanços nos referidos cursos, como o ingresso de familiares no ensino superior e o incentivo de professores da rede pública à inserção em cursos de licenciatura. Verificamos também desafios, como a demanda por investimento, especialmente no curso de Pedagogia, com atenção às perspectivas profissionais de cursistas. Por fim, compreendemos que a reformulação dos cursos de licenciatura, propostos pela BNC-formação, evidencia ameaças à dimensão docente de formação de pedagogos(as), o que pode sugerir desconsideração dos indicadores do Enade na elaboração de políticas públicas.
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