A pedagogia moderna na escola normal do Maranhão: orientações metodológicas para a formação das normalistas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18812Palavras-chave:
História da educação do Maranhão, Pedagogia moderna, Orientações didáticasResumo
Este artigo resulta da pesquisa ‘O mestre e a escola: lições de Pedagogia Moderna para o Estado do Maranhão com Antonio Baptista Barbosa de Godois, professor normalista em 1910’, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão em parceria com o Fundo de Amparo e Pesquisa do Estado do Maranhão. O objetivo geral foi identificar as orientações didáticas da Pedagogia Moderna presentes na obra ‘O mestre e a escola’ publicada na capital maranhense na segunda década republicana e analisar as estratégias higienistas e pedagógicas citadas pelo autor para facilitar sua introdução na Escola Normal, consolidando a escola primária moderna no Estado do Maranhão. A metodologia desta pesquisa documental e bibliográfica aplicou a análise de conteúdos como técnica de coleta e tratamento dos dados que não se restringiram à análise da obra em estudo, mas estendeu a documentos oficiais do Estado do Maranhão, disponibilizadas ao público na seção de Obras Raras da Biblioteca Pública Benedito Leite localizada no centro da cidade de São Luis-MA. Em síntese, identificou-se uma congregação de doutrinas pedagógicas próprias para a nova demanda cultural republicana com advertências de que o ensino tradicional não respondia aos proclames formativos dos professores normalistas na sociedade moderna. Espera-se que a historicização produzida indique quais lições da Pedagogia Moderna foram introduzidas e posteriormente multiplicadas na instrução pública maranhense.
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