A trilha interpretativa em escolas do campo como recurso pedagógico da Educação Ambiental

Autores

  • Edilaine Cristina da Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18899

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Escola do Campo. Trilhas interpretativas.

Resumo

Este presente artigo é o estado da arte da pesquisa de mestrado (PPGEN-IFMT) na educação do campo com a utilização de trilhas interpretativas, cujo objetivo é de sensibilização dos estudantes e comunidades rurais para a conservação do ambiente. Sendo a trilha interpretativa/ecológica um recurso pedagógico da Educação ambiental (EA), ou seja, uma estratégia pedagógica dentro de um ambiente vasto que as escolas do campo atendem. Considerando também que a EA precisa ter um olhar cuidadoso ao se trabalhar com projetos em escolas urbanas e escolas do campo. Visto que a EA na Educação do Campo precisa ter identidade, precisa estar contextualizada e valorizar a cultura local. Devendo ser um trabalho integrado e interdisciplinar das áreas do conhecimento dentro do tema transversal Educação ambiental, que visa identificar a percepção ambiental dos participantes com o uso da trilha interpretativa.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Almeida, E. C. da S., Senra, R. E. F., & Arruda, M. A. de A. (2023). A trilha interpretativa em escolas do campo como recurso pedagógico da Educação Ambiental. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18899. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18899