Mídias e tecnologias na educação: COVID-19 e a lógica de mercado
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19397Palavras-chave:
Formação docente, Pandemia covid-19, Sistema educacional, TecnologiasResumo
Neste ensaio objetivamos refletir acerca da entrada das mídias e tecnologias na educação a partir da pandemia do vírus Sars-Cov-2 no Brasil, observando as tecnologias como mercadorias que adentram o cenário educacional sem uma real preocupação com o aprendizado e com uma formação humana mais ampla, reflexiva, crítica e cidadã. Assim, mediante a realização de uma pesquisa do tipo bibliográfica, visualizamos que as tecnologias se constituem como verdadeiros “fetiches” do contemporâneo, como mercadorias (físicas e simbólicas) que atualmente estão imersas no cenário educacional e os professores(as) necessitam estar preparados(as) para lidar com este cenário tecnológico/midiático, que as considerem não apenas como simples instrumentos técnicos, e sim, como elementos presentes e constituintes da cultura humana.
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