Serviços da Educação Especial na Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação na Paraíba, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.20232Palavras-chave:
educação infantil, Educação Especial, Educação inclusiva, Comunicação AlternativaResumo
Nas últimas décadas a discussão acerca de uma sociedade e escola inclusiva têm-se crescido no Brasil, o que resultou em diferentes leis e decretos que asseguram, por exemplo, o uso de recursos de Tecnologia Assistiva para crianças como necessidades complexas de comunicação (NCC), assim como o atendimento educacional especializado com um profissional da modalidade da Educação Especial. Com isso, a pesquisa tem como objetivo analisar os serviços da modalidade da Educação Especial oferecidos às crianças com NCC na Educação Infantil. Desse modo fora utilizado o método de pesquisa de observação participante aberta, com abordagem qualitativa, de cunho exploratório em uma instituição de Educação Infantil de uma cidade do estado da Paraíba, no Brasil. Como resultado percebeu-se que os profissionais da modalidade de Educação Especial não utilizam instrumentos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, unificando o processo de desenvolvimento de todas as crianças, realizando as mesmas atividades, sem adaptação e estratégias específicas.
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