As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Educação Infantil na produção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21354Palavras-chave:
Creche e pré-escola, Pesquisas acadêmicas, Educação antirracistaResumo
Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - DCNERER (Resolução nº 1, 2004) destinam-se a toda educação básica e que a Educação Infantil (E.I.) figura apenas duas vezes neste documento, o artigo objetiva responder a indagação: “a quase ‘invisibilidade’ da E.I. nas DCNERER encontra equivalência nas pesquisas produzidas nos cursos de pós-graduações stricto sensu no Brasil?”. A fonte dos dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de uma pesquisa do tipo “Estado da Arte”, com inspiração em Silva, Régis e Miranda (2018); Abreu e Mattos (2008); e Gomes (2012). Seus resultados confirmaram a equivalência da “quase invisibilidade” da Educação Infantil na produção acadêmica e apontaram a fragilidade na formação dos docentes e a ausência de “vontade política” como principais obstáculos à implementação da lei. Tendo em conta a quantidade de pesquisas identificadas no banco de dados consultado, as publicações que compõem o corpus desse texto evidenciam vários desafios para a academia, a legislação e as instituições de Educação Infantil e de formação de professores.
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