As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Educação Infantil na produção científica brasileira

Autores

  • Rosimeire Costa de Andrade Cruz Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.
  • Jorgiana Ricardo Pereira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21354

Palavras-chave:

Creche e pré-escola, Pesquisas acadêmicas, Educação antirracista

Resumo

Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - DCNERER (Resolução nº 1, 2004) destinam-se a toda educação básica e que a Educação Infantil (E.I.) figura apenas duas vezes neste documento, o artigo objetiva responder a indagação: “a quase ‘invisibilidade’ da E.I. nas DCNERER encontra equivalência nas pesquisas produzidas nos cursos de pós-graduações stricto sensu no Brasil?”. A fonte dos dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trata-se de uma pesquisa do tipo “Estado da Arte”, com inspiração em Silva, Régis e Miranda (2018); Abreu e Mattos (2008); e Gomes (2012). Seus resultados confirmaram a equivalência da “quase invisibilidade” da Educação Infantil na produção acadêmica e apontaram a fragilidade na formação dos docentes e a ausência de “vontade política” como principais obstáculos à implementação da lei. Tendo em conta a quantidade de pesquisas identificadas no banco de dados consultado, as publicações que compõem o corpus desse texto evidenciam vários desafios para a academia, a legislação e as instituições de Educação Infantil e de formação de professores.

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Biografia do Autor

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professora da graduação e pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia (1998), mestrado em Educação (2002) e doutorado em Educação (2007), todos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e organização do espaço e do tempo das crianças na instituição; educação para as relações étnico raciais e educação integral. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) onde também cursa estágio pós doutoral com o tema Propostas Curriculares e Educação Integral em Escolas Quilombolas que atendem crianças na Educação Infantil, sob a supervisão da Prof. Dr Maria Lília imbiriba Sousa Colares (PPGE/UFOPA). Vice-líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e membro do Grupo HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", ambos cadastrados no Diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Coordenadora do grupo de estudo Educação para as relações étnicos raciais na Educação Infantil.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice-coordenadora do Forpred Nacional (2023-2025). Atuou como Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste (2016-2022). É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022; 2023-2025). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Educação integral, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Jorgiana Ricardo Pereira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Doutorado Sanduíche de dois anos na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa UCP (Porto-Portugal). Mestra em Educação (2014) pela UFC. Cursou Pós-Graduação em Educação de Infância (2019) no Núcleo de Estudos Avançados da Infância, na Universidade Católica Portuguesa (Porto-Portugal), obtendo a classificação final de 19 (Dezenove) valores (expressa no intervalo de 10-20 valores na escala numérica inteira de 0-20), correspondente a classificação à classe A, na escala européia de comparabilidade de classificações. Licenciada em Pedagoga (2011) pela UFC. Professora do Centro de Humanidades da UFC. Membro da Associação Criança (Braga/Portugal). Possui experiência na área da Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil. Tem publicado especificamente no campo da Educação Infantil, da Gestão Pedagógica, das Pedagogias Participativas e da Formação em Contexto.

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Publicado

2025-02-16

Como Citar

Cruz, R. C. de A., Colares, M. L. I. S., & Pereira, J. R. (2025). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Educação Infantil na produção científica brasileira . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e21354. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21354

Edição

Seção

Publicação Contínua