Estudo piloto sobre a agência profissional dos estudantes de Pedagogia no Brasil: uma abordagem quantitativa
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21740Palavras-chave:
Agência profissional, Estudante de Pedagogia, Formação inicial, Coerência curricular teórico-prática, Interações pedagógicasResumo
Este estudo pilotou uma abordagem metodológica quantitativa para investigar a Agência Profissional do Estudante de Pedagogia (APEP) no Brasil. A APEP é entendida como o envolvimento dos estudantes de Pedagogia na gestão do seu próprio processo de aprendizagem através de estratégias individuais e interações sociais. A literatura relata que a APEP é influenciada pela coerência curricular da formação de professores e pelas interações pedagógicas de seu ambiente de aprendizagem. Como o conceito é uma novidade para a comunidade acadêmica do Brasil e não há publicações especificamente tratando dele no país, este artigo pretende demonstrar a importância e a contribuição do estudo dessa temática para o contexto da formação de professores no Brasil. Para isso, dialogamos com alguns referenciais teóricos que se aproximam do tema e aplicamos um questionário que mensurou os fatores considerados em um Curso de Pedagogia de uma universidade brasileira com 102 estudantes. Os dados foram analisados com estatística descritiva, Modelagem de Equações Estruturais e Análise de Redes para se obter uma triangulação analítico-metodológica. Os resultados mostraram que a APEP está fortemente correlacionada com as percepções dos estudantes sobre a qualidade das interalções pedagógicas do ambiente de aprendizagem e é construída à medida em que os estudantes podem conectar as disciplinas teóricas e metodológicas com experiências de campo graças às oportunidades de observação e modelagem de seus mentores. A utilização de análises estatísticas complementares com diferentes visualizações proporcionou, de fato, uma compreensão mais aprofundada que não seria possível com apenas um desses procedimentos.
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