A Educação dos Surdos no Século XIX

Autores

  • Verônica dos Reis Mariano Souza

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2193

Resumo

Este trabalho discorre sobre a educação dos surdos no Brasil, durante o período de 1868 a 1896, e tem a compreensão de que os surdos enfrentam outro  silêncio, aquele que ainda persiste quanto à história de sua educação. Seu tema é a primeira instituição de educação de  surdos do Brasil, que, no início, chamava-se Imperial Instituto dos  Meninos Surdos e, hoje, Instituto Nacional de Educação dos Surdos, (INES). Por
conseguinte, além de considerar fragmentos importantes para uma reflexão sobre historiografia da educação de surdos, é direcionado um foco de luz à atuação do médico Tobias Rabello Leite, como diretor da referida Instituição, no período estudado. Esse sergipano teve um papel primordial na organização, implantação e ampliação de um expressivo trabalho pedagógico desenvolvido naquele Instituto. Ademais, foi necessário correlacionar aspectos da cultura educacional do final da época imperial e do início da republicana. O levantamento da documentação foi realizado em fontes primárias e secundárias, atentando-se para alguns aspectos gerais dos métodos de ensino então utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Souza, V. dos R. M. (2022). A Educação dos Surdos no Século XIX. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2193

Edição

Seção

Artigos