A Educação dos Surdos no Século XIX
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2193Abstract
Este trabalho discorre sobre a educação dos surdos no Brasil, durante o período de 1868 a 1896, e tem a compreensão de que os surdos enfrentam outro silêncio, aquele que ainda persiste quanto à história de sua educação. Seu tema é a primeira instituição de educação de surdos do Brasil, que, no início, chamava-se Imperial Instituto dos Meninos Surdos e, hoje, Instituto Nacional de Educação dos Surdos, (INES). Porconseguinte, além de considerar fragmentos importantes para uma reflexão sobre historiografia da educação de surdos, é direcionado um foco de luz à atuação do médico Tobias Rabello Leite, como diretor da referida Instituição, no período estudado. Esse sergipano teve um papel primordial na organização, implantação e ampliação de um expressivo trabalho pedagógico desenvolvido naquele Instituto. Ademais, foi necessário correlacionar aspectos da cultura educacional do final da época imperial e do início da republicana. O levantamento da documentação foi realizado em fontes primárias e secundárias, atentando-se para alguns aspectos gerais dos métodos de ensino então utilizados.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Souza, V. dos R. M. (2022). A Educação dos Surdos no Século XIX. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2193
Issue
Section
Artigos
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.