Ruptura epistemológica e construtivismo pedagógico em Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2204Resumo
Bachelard, considerado um dos pais do constructivismo, é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Como uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia constructivista? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de discontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas: por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
da Silva, V. A. (2022). Ruptura epistemológica e construtivismo pedagógico em Gaston Bachelard. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2204
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.