Ruptura epistemológica e construtivismo pedagógico em Gaston Bachelard

Autores/as

  • Veleida Anahi da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2204

Resumen

Bachelard, considerado um dos pais do constructivismo, é famoso pela sua noção de “ruptura epistemológica”. Como uma epistemologia da ruptura pode induzir uma pedagogia constructivista? Este artigo mostra que Bachelard defende ao mesmo tempo a idéia de discontinuidade epistemológica e a de continuidade psicopedagógica. Explica também que não há em Bachelard uma só ruptura epistemológica, mas duas: por um lado, entre a opinião comum e a Ciência do século XIX, por outro lado entre estas e o “novo espírito científico”. O que tem conseqüências importantes no que diz respeito ao ensino das Ciências.

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Cómo citar

da Silva, V. A. (2022). Ruptura epistemológica e construtivismo pedagógico em Gaston Bachelard. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2204