Caminhos para um ensino de biologia queer: o que revelam os currículos das universidades de andaluzia-espanha?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23854

Palavras-chave:

Biologia Queer, Currículo, Gênero, Sexualidade

Resumo

A presente investigação teve como objetivo analisar a implementação dos cursos de graduação em Biologia das universidades da Andaluzia -Espanha, identificando práticas pedagógicas que construam caminhos para um ensino de Biologia queer, incorporando em seu currículo temas de relevância social como sexualidade e gênero. Muito se tem discutido sobre a necessidade de construção de um currículo que contemple temas como sexualidade, gênero e raça. Diante desses questionamentos, pensamos que a Biologia não pode estar dissociada dessas discussões. Tendo como aporte teórico a teoria queer, essa pesquisa, de caráter quali-quantitativo, teve como finalidade analisar os planos de estudos e as disciplinas dos cursos de Biologia das universidades participantes da pesquisa, com o intuito de saber o que tem sido implementado, do ponto de vista docente, para uma Biologia queer. Após a realização da análise, foi possível constatar que ainda existem muitos desafios por parte das universidades investigadas, em implementar em seus currículos temas referentes à sexualidade e gênero.

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Biografia do Autor

Wendell Rhamon dos Santos de Jesus Silva, Universidade Federal de Sergipe

Biólogo licenciado pela Universidade Federal de Sergipe (2019),durante a graduação fui bolsista do Programa deIniciação a Docência-PIBID (2016-2018),trabalhando com temáticas envolvendo Gênero, Sexualidade e Diversidade na Escola. Mestre em Educação pela UniversidadeFederal Sergipe(2021), no Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGED/UFS), atuei na linha Educação e Diversidade, com o objeto cinema e sua potencialidade comoartefato cultural ,em promover discussões no ambiente escolar sobre Gênero e Sexualidades.Atualmente em Doutoramento ,pela Universidade Federal de Sergipe,noPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Tenho interesse em pesquisas envolvendo Cinema, Estudos Culturais, Pós-Críticos, Queer e Trans. Membro doConqueer-Grupo de Estudos e Pesquisas queer e outras epistemologias feministas.

Begoña Sánchez Torrejón, Universidade de Cádiz

Professora Auxiliar Doutora do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Cádis. Doutora em Artes e Humanidades (Universidade de Cádis). Mestre em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidade de Cádis). Licenciada em Pedagogia (Universidade de Granada).
Codiretora do Observatório Andaluz das Diversidades Sexo-Genéricas, Saúde e Cidadania. Instituto Universitário de Pesquisa para o Desenvolvimento Social Sustentável (INDESS), da Universidade de Cádis.
Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa e Transferência em Estudos e Práticas Sociais de Gênero (GENRED).
Membro da Rede Ibero-Americana para o Estudo Socio-Histórico das Sexualidades (RED LIESS).
Assessora do Conselho Independente de Proteção à Infância (Espanha).
Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade LGTBIQ+ (EDI), Universidade de Valência.
Membro do Grupo de Pesquisa em Mídia e Educação (EDUCOM) HUM818.
Professora convidada em estadias de pesquisa nas seguintes universidades:
Universidade de Salento (Itália); Centro de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil); Centro de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual da Universidade Pontifícia de Valparaíso (Chile); Universidade Federal da República, Montevidéu (Uruguai); e Centro de Estudos de Gênero, Corpo e Sexualidades.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Membro do CA-ED/CNPq. Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Federal da Sergipe, com Pós-doutorado em Estudos de Gênero pela University of Warwick, Inglaterra (2018). Líder do ConQuer Grupo de estudos e pesquisas queer e outras epistemologias feministas CNPq. Desenvolve pesquisa e extensão nos seguintes temas: Políticas Educacionais. Gênero, Sexualidades e Educação; Formação docente e Diferença; Estudos Queer, Trans* e Educação; Pedagogias Cuir; Metodologias Contracoloniais na Pesquisa em Educação.

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Publicado

2025-10-18

Como Citar

Silva, W. R. dos S. de J., Sánchez Torrejón, B., & Dias, A. F. (2025). Caminhos para um ensino de biologia queer: o que revelam os currículos das universidades de andaluzia-espanha?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e23854. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23854

Edição

Seção

Publicação Contínua