Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem

Autores

  • Eanes dos Santos Correia
  • Veleida Anahi da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5595

Resumo

O artigo tem objetivo de mostrar as principais ideias de teóricos sobre desenvolvimento da aprendizagem e uma experiência numa escola pública. Apresenta teorias que enfatizam fatores ambientais como behaviorismo que imagina a aprendizagem como um processo de condicionamento; a Gestalt com ênfase nos fatores internos decisivos na aprendizagem; a Psicanálise de Freud; a da psicogenética que advoga em prol de que a aprendizagem ocorre por fatores externos e internos, o interacionismo de Piaget; a ideia de Vygotsky enfatizando a aprendizagem escolar e a cultura construída historicamente; Gerard Vergaund com a Teoria dos Campos Conceituais e por fim Wallon na sua busca pelo desenvolvimento integral da criança. Com o desenrolar da trama percebe-se que o grande desafio da educação e da escola atual é entender como se dá a aprendizagem e com propriedade levar os alunos à mobilização e interesse em aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-07

Como Citar

Correia, E. dos S., & Silva, V. A. da. (2016). Uma Experiência sobre o que dizem os Teóricos da Aprendizagem. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(19), 51–62. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i19.5595

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua