Cinema e educação para além do conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6335Resumo
O presente artigo tem com o objetivo analisar a relação entre cinema educação e a formação de educadores. Procurou-se investigar a possibilidade da mediação, da decodificação e da representação do cinema como exercício cognitivo de aprender para além dos conteúdos disciplinares. Para isso percorreu-se conceitos de Cotidiano, Subjetividade, Representações Sociais, a partir de pensadores como Hall, Heller e Moscovici. A partir de pesquisa quali-quantitativa com professores do curso de Pedagogia em três instituições de Ensino Superior no Estado e com professores do Curso de História de uma universidade privada de Sergipe, buscou verificar se o cinema é utilizado em sala de aula, quais os filmes preferencialmente trabalhados e quais os procedimentos de escolha desses filmes para o processo de aprendizagem. Concluiu-se que as aproximações do cinema e da educação são múltiplas e complexas, extrapolando a simples associação do filme ao conteúdo e permitindo, através da aná- lise fílmica, um amplo processo de percepção e reflexão sobre os saberes e as práticas cotidianas das representações sociais e do processo de construção de subjetividades da linguagem cinematográfica no espaço escolar.
Palavras-chave: Educação/Cinema. Formação de Professores. Codificação/decodificação. Mediações. Representações Sociais
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