Cinema e educação para além do conteúdo

Authors

  • Ronaldo Nunes Linhares
  • Éverton Gonçalves de Ávila

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6335

Abstract

O presente artigo tem com o objetivo analisar a relação entre cinema educação e a formação de educadores. Procurou-se investigar a possibilidade da mediação, da decodificação e da representação do cinema como exercício cognitivo de aprender para além dos conteúdos disciplinares. Para isso percorreu-se conceitos de Cotidiano, Subjetividade, Representações Sociais, a partir de pensadores como Hall, Heller e Moscovici. A partir de pesquisa quali-quantitativa com professores do curso de Pedagogia em três instituições de Ensino Superior no Estado e com professores do Curso de História de uma universidade privada de Sergipe, buscou verificar se o cinema é utilizado em sala de aula, quais os filmes preferencialmente trabalhados e quais os procedimentos de escolha desses filmes para o processo de aprendizagem. Concluiu-se que as aproximações do cinema e da educação são múltiplas e complexas, extrapolando a simples associação do filme ao conteúdo e permitindo, através da aná- lise fílmica, um amplo processo de percepção e reflexão sobre os saberes e as práticas cotidianas das representações sociais e do processo de construção de subjetividades da linguagem cinematográfica no espaço escolar.

Palavras-chave: Educação/Cinema. Formação de Professores. Codificação/decodificação. Mediações. Representações Sociais

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Published

2017-03-15

How to Cite

Nunes Linhares, R., & Gonçalves de Ávila, Éverton. (2017). Cinema e educação para além do conteúdo. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(21), 89–100. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6335

Issue

Section

Número Temático: Cinema, Interculturalidade e Educação