UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE

Autores

  • Lucia Hardt Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Thalita Schuh Venancio da Costa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6442

Resumo

O presente artigo discute em que medida tomar o corpo, como ponto de partida em Nietzsche, possibilita pensarmos novas perspectivas à formação humana que não leve em consideração apenas a formação tradicional apreendida na escola. Para tanto, contextualizam-se as noções de formação, a recepção da Bildung por Nietzsche e a importância do cultivo de si, que pode ser pensado como um processo contínuo que se concretiza na medida em que nos tornamos o que somos.

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Biografia do Autor

Lucia Hardt, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui Graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente na área de filosofia e teorias da educação. Desenvolve pesquisas especialmente a partir de Nietzsche.

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Publicado

2017-05-08

Como Citar

Hardt, L., & Schuh Venancio da Costa, T. (2017). UMA FORMAÇÃO CENTRADA NO CORPO: OPERANDO COM A NOÇÃO DE NIETZSCHE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 105–118. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6442

Edição

Seção

Artigos